Entidades

1. APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, instituição fundada em 28 de Agosto de 1969, inscrita no CNPJ nº 27.192.707/0001-01, com sede à rua João Sasso nº 330, bairro São Geraldo, Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, CEP 29314-650, é uma entidade civil beneficente de assistência social sem fins econômicos, com personalidade jurídica própria que desenvolve ações que visam desenvolver trabalho em prol das crianças com deficiência múltipla e/ou intelectual. Atende, hoje, 460 pessoas, entre crianças, jovens e adultos com recursos oriundos de convênios, doações, prestação de serviços dos apenados, contribuições de sócios, de alguns pais, de doações de comunidades e pessoas que se sensibilizam com a causa.

2. CASA VERDE – Programa de promoção e assistência social – Entidade sem fins lucrativos, também designada pela sigla PROPAJEH, fundada em 17 de junho de 2005, sob a forma de associação, com sede à Rua Mathias de Souza nº 26, bairro Santo Antônio, Cep: 29301-630, Cachoeiro de Itapemirim/ES, CNPJ 08 215 547/0001-66, tem por objetivo promover assistência social através da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; promover educação e saúde de forma complementar, incluindo segurança alimentar e nutricional; promover mecanismo de defesa e conservação do meio ambiente, bem como desenvolvimento sustentável; promover o voluntariado; promover o desenvolvimento econômico e social no combate à pobreza; promover o experimento não lucrativo de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito; promover o direito estabelecido e com a constituição de novos, através de assessoria jurídica gratuita de interesse suplementar; promover a ética, a paz e a cidadania envolvendo direitos humanos e democracia juntamente de outros valores universais; promover o estudo e pesquisa para o desenvolvimento tecnológico alternativo com a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos/científicos que digam respeito às suas atividades, com vários projetos em funcionamento.

3. CENTRO SALESIANO – Inspetoria São João Bosco, instituição fundada em 13 de março de 1948, inscrita no CNPJ nº 33.583.592/0028-90, com sede/filial à rua Manoel Fonseca nº 07, bairro Ferroviários, Cachoeiro de Itapemirim/ES, CEP 29.303-330, é uma entidade civil beneficente de assistência social sem fins econômicos, com personalidade jurídica própria que desenvolve ações que visam à promoção humana e da educação, do amparo à juventude, especialmente a mais pobre, com a manutenção de estabelecimentos que desenvolvam a assistência e a integração social, o ensino, inclusive o profissionalizante com desenvolvimento tecnológico, difusão da cultura, formação do espírito de cidadania, esporte e lazer e. Para cumprir suas finalidades firma convênio, contrato, termo de parceria e de cooperação com entes públicos e privados, com empresas e/ou escolas e instituições diversas, beneficiando-se da legislação pertinente, na obtenção de recurso para suas ações.

4. CIEE – Centro de integração empresa escola – Entidade sem fins lucrativos, fundada em 07 de março de 2001, com sede em Vitória e filial à Av. Jones dos Santos Neves, nº 8, Sala 102, Ed. Clinical Center, Bairro Guandu, Cep: 29300-500, Cachoeiro de Itapemirim/ES, CNPJ 01 219 199/0001-06, tem por objetivo desenvolver ações conjuntas que promovam e sistematizem esforços capazes, em termos amplos, de promoção da integração do jovem ao mercado de trabalho através de entrosamento entre Escola e a Empresa, públicas ou privadas, concretizando parceria permanente entre os segmentos Educação e Trabalho, em favor do aprimoramento dos futuros profissionais e dos demais componentes da comunidade direta ou indiretamente envolvidos e promover intercâmbio entre as instituições de ensino e de pesquisa e os campos de exercício profissional e de aplicação tecnológica, bem como, convivência interativa entre as culturas do trabalho/profissão e da educação/ensino.

5. DIOCESE – Cáritas Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim, instituição fundada em 06 de julho de 2005, inscrita no CNPJ nº 07.562.421/0001-55, com sede à rua Costa Pereira nº 39, Centro, Cachoeiro de Itapemirim/ES, CEP. 29.300-090, é uma entidade civil beneficente de assistência social sem fins econômicos, com personalidade jurídica própria que desenvolve ações que visam à conquista de direitos das pessoas em situação de exclusão social de forma integrada com as pastorais sociais, movimentos e grupos organizados das comunidades. Abrange 30 municípios do Sul do Estado do Espírito Santo anunciando o evangelho, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto às pessoas em situação de exclusão social dentro do Programa de Defesa e Promoção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e dos Jovens entre 06 e 17 anos. O recurso para sua manutenção é oriundo de convênios, doações, contribuições de sócios, doações da comunidade e pessoas que se sensibilizam com a causa.

6. GRUPO ESCOTEIRO - O Grupo Escoteiro “Baden-Pawell” é uma associação civil de direito privado e de utilidade pública, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente, destinada à prática da educação no contra turno escolar, sob a forma do Escotismo a nível local, sujeito às regras e orientações da União dos Escoteiros do Brasil, de âmbito nacional. Sua finalidade é desenvolver o Escotismo sob a supervisão dos Órgãos Regional e Nacional;
Representar os membros do Grupo Escoteiro junto aos poderes públicos, setores da atividade municipal e do Movimento Escoteiro Regional e Nacional; Propiciar a Educação no contra turno escolar valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento do propósito do Escotismo com crianças e jovens do Brasil, na forma estabelecida pelo documento “Princípios, Organização e Regras – POR” e pelo Projeto Educativo UEB.

7. HIFA - HOSPITAL INFANTIL FRANCISCO DE ASSIS – Associação civil sem fins lucrativos, inscrito no CNPJ nº 27.192. 590/0001-58, com sede à rua Coronel Guárdia nº 62, bairro Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim/ES, Cep: 29300-070. Cuida da saúde da criança de 0 a 12 anos. O Projeto social tem por objetivo oferecer entretenimento às crianças internadas e brinquedoteca. Oferecem também alimentação as mães quando as mesmas não têm condições de adquiri-las por motivo de distância de casa ou condição social. O recurso para sua manutenção é oriundo de doações, contribuições dos sócios, doações da comunidade e pessoas que se sensibilizam com a causa.

8. INSP - Instituto Nossa Senhora da Penha, fundado em 08 de março de 2005, inscrito no CNPJ nº 27.125.806/0001-62, com sede à Rodovia Cachoeiro x Safra nº 69, bairro Álvares Tavares, Cachoeiro de Itapemirim/ES, CEP 29.300-970 é uma entidade civil beneficente de assistência social sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria e que desenvolve ações artísticas e culturais que visam promover crianças e adolescentes que precisam de assistência, dentro dos princípios da moral cristã e da consciência democrática. O recurso para sua manutenção é oriundo de convênios, doações, contribuições dos sócios, doações da comunidade e pessoas que se sensibilizam com a causa.

9. ITABIRENSE ESPORTE CLUBE, instituição fundada em 25 de dezembro 1984, inscrita no CNPJ nº 28.403.376/0001-66, com sede à rua Casemiro de Abreu nº 03, bairro São Luiz Gonzaga, Cachoeiro de Itapemirim/ES, CEP 29.305-590, é uma entidade civil beneficente de assistência social sem fins econômicos, com personalidade jurídica própria que desenvolve ações que visam trabalhar a categoria de base nas modalidades amadoras: Fraldinha, Dentinho, Mirim e Infantil para crianças carentes, sem a mínima condição para pagar mensalidade, e também, o material para os treinos e jogos. Realiza também interface com as demais organizações de futebol de esporte amador, com o terceiro setor, setor empresarial e governamental. Para cumprir suas finalidades firma convênio, contrato, termo de parceria e de cooperação com entes públicos e privados, beneficiando-se da legislação pertinente, na obtenção de recurso para suas ações.

10. LBV - Legião da Boa Vontade– originária do Programa Hora da Boa Vontade, que o jornalista, radialista, poeta e escritor Alziro Zarur criou e oficialmente fundada em 1º de janeiro de 1950, hoje com sede à rua Padre Melo nº 12 (ao lado do Liceu), bairro Independência, Cachoeiro de Itapemirim/ES, CEP: 29 306-340, CNPJ nº 33 915 640/0057-71, tem por objetivo desenvolver os projetos: Não Deixe Morrer uma Criança, Natal Permanente da LBV, Divirta-se, mas faça Caridade, Futebol da Caridade, Carnaval da Bondade e Campanhas que Dignificam a Vida. Pessoa jurídica de direito privado, beneficente, filantrópica, educacional, cultural, filosófica, apolítica, apartidária, anti-sectária, universalista e de âmbito internacional. O recurso para sua manutenção é oriundo de doações, contribuições dos sócios, doações da comunidade e pessoas que se sensibilizam com a causa.

11. LUSB – Liga Urbana de Streetball, instituição fundada em 16 de janeiro de 2007, inscrita no CNPJ nº 08.607.759/0001-49, com sede à rua Plínio Vieira Machado nº 27, bairro Ibitiquara, Cachoeiro de Itapemirim/ES, CEP 29.307-010 é uma entidade civil beneficente de assistência social sem fins econômicos, com personalidade jurídica própria que desenvolve ações que visam promover a difusão e prática das modalidades esportivas denominadas “Streetball”, na modalidade de basquetebol, destinadas à exaltação da habilidade no manejo da bola e jogadas espetaculares, com flexibilização das regras oficiais para a consecução desse objetivo, utilizando-se de música durante as práticas, como forma de atração e difusão de cultura musical concomitantemente, como forma de inclusão social, saúde, lazer e formação de bons cidadãos, através de disciplina e acompanhamento familiar aos atletas que necessitam, assim como toda e qualquer forma de assistência social aos mesmos, e ainda, o combate ao uso de drogas, combate à pobreza, permitindo o salutar desenvolvimento da personalidade do indivíduo. O recurso para sua manutenção é oriundo de convênios, doações, contribuições de sócios, doações da comunidade e pessoas que se sensibilizam com a causa.

12. PNC – Projeto Nossa Criança, instituição fundada em 12 de outubro de 1997, inscrita no CNPJ nº 03.442.138/0001-39, com sede à praça José Antonio Santana nº 28, bairro Basílio Pimenta, Cachoeiro de Itapemirim/ES, CEP 29.300-500, é uma entidade civil beneficente de assistência social sem fins econômicos, com personalidade jurídica própria que desenvolve ações que visam atender a 300 crianças e adolescentes carentes, entre 5 e 17 anos, onde praticam atividades esportivas, como futebol de campo e de salão, atividades educacionais e culturais, aulas de reforço escolar, de computação básica no Telecentro do bairro em parceria com a Prefeitura, biblioteca, sala de TV e vídeo, palestras sobre cidadania, música e folclore, com deslocamento até a comunidade Quilombola em Monte Alegre, levando estas ações e buscando outras, como o resgate e multiplicação de suas tradições culturais. O Projeto ensina a sabedoria com que devemos educar a criança se não quisermos punir os homens.

13. PROJETO MOLECADA 1º MUNDO – Associação Esportiva Alto Independência Futebol Clube, instituição fundada em 03 de fevereiro de 2003, inscrita no CNPJ nº 05.895.882/0001-14, com sede à rua Virgílio Gabriel nº 41, bairro Alto Independência, Cachoeiro de Itapemirim/ES, CEP. 29.306-762, é uma entidade civil beneficente de assistência social sem fins econômicos, com personalidade jurídica própria que desenvolve ações que visam difundir a prática esportiva em geral, especialmente o futebol de campo e de quadra aos associados, proporcionando diversões de caráter educativa, social, cultural e recreativa. O desporto amadorista é incentivado, sendo praticado pelo menos três modalidades: Fraldinha, Dentinho, Mirim ou Infantil nos bairros mais carentes. Realiza também interface com as demais organizações de futebol de esporte amador, com o terceiro setor, setor empresarial e governamental. Para cumprir suas finalidades firma convênio, contrato, termo de parceria e de cooperação com entes públicos e privados, beneficiando-se da legislação pertinente, na obtenção de recurso para suas ações.

14. PROJETO GRUPO UNIDO - O Projeto Grupo Unido é uma entidade sem fins lucrativos, fundado em 28 de janeiro de 2009, com sede à rua Parecis nº 113/129, bairro Aquidaban, Cachoeiro de Itapemirim/ES, CNPJ nº 10.759.858/0001-98 tem por objetivo desenvolver atividades sadias para criança e adolescentes que estão nas ruas em situação de risco, ou reclusas em suas próprias casas, com vida ociosa ou em frente à televisão ou computador. As atividades desenvolvidas são: Karatê, Ginástica Rítmica, Futsal, estendendo a outras pessoas de baixa renda com cursos profissionalizantes, colaborando para integração no mercado de trabalho, incluindo artesanato. O recurso para sua manutenção é oriundo de convênios, doações, contribuições dos sócios, doações da comunidade e pessoas que se sensibilizam com a causa.

15. PROJETO VILL’AGINDO PARA SER FELIZ - O Projeto Vill’Agindo para Ser Feliz, CNPJ nº 31 380 322-80, foi criado pela Inspetoria Nossa Senhora de Penha que é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 16 de março de 1984, com sede à rua Lauro Lemos nº 60, Bairro Village da Luz, Cachoeiro de Itapemirim/ES, Cep: 29 309-570, tem por finalidade oferecer e desenvolver atividades educacionais, religiosas, assistenciais, sociais, culturais, beneficentes e de promoção humana em favor da criança, do adolescente e jovens, dentro e fora do contexto familiar, de acordo com os princípios da educação salesiana inspirado em Dom Bosco e Madre Mazzarello. O recurso para sua manutenção é oriundo de convênios, doações, contribuições dos sócios, doações da comunidade e pessoas que se sensibilizam com a causa.

16. ROCHATIVA – Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo, instituição fundada em 22 de janeiro de 2007, inscrita no CNPJ nº 08.906.191/0001-67, com sede à rua Vinte Cinco de Março nº 1/3, ed. Jorge Miguel, 5º andar, sala 505, Centro, Cachoeiro de Itapemirim/ES, CEP 29300-100 é uma entidade civil beneficente de assistência social sem fins econômicos, com personalidade jurídica própria que desenvolve ações que visam garantir o atendimento compatível com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente no Projeto “Cidadãos do Amanhã e Atletas do Futuro”, nas modalidades esportivas de futebol, futsal, jiu-jtsu, caratê e culturais, nas modalidades de dança e teatro, com mais de 700 crianças, na faixa entre 05 e 17 anos, nos bairros, Gilson Caroni, Alto Independência, Nossa Senhora da Penha, Paraíso e ainda em Vargem Grande de Soturno, Sambra, Salgadinho. Para cumprir suas finalidades firma convênio, contrato, termo de parceria e de cooperação com entes públicos e privados, beneficiando-se da legislação pertinente, na obtenção de recurso para suas ações.

17. SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL MUNICIPAL APRISCO REI DAVI -

18. SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL MUNICIPAL RECANTO DA CRIANÇA - A Instituição oferece acolhimento provisório e excepcional para ADOLESCENTES de ambos os sexos, sob medida de proteção (Art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, grupos de irmãos devem ser atendimento na mesma instituição.
A Instituição atua com capacidade de atendimento de 20 adolescentes e o objetivo principal do trabalho é preservar os vínculos com a família de origem, salvo determinação judicial em contrário, desenvolver com os adolescentes as condições para a independência e o cuidado próprio, respeitando a provisoriedade e excepcionalidade do acolhimento.
De forma geral, objetivamente, o Serviço Recanto da Criança acolhe adolescentes e garante proteção integral, contribui para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos, restabelece vínculos familiares e/ou sociais, possibilita a convivência comunitária, promove acesso a rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais sempre promovendo o acesso a programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades do público.

19. SERVIÇO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA – Executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES/Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim – PMCI, inscrita no CNPJ nº 27.165.588/0001-90.É um serviço público de assistência social sem personalidade e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de Medidas Socioeducatívas, como também, contribui para que tenham acesso aos direitos à ressocialização de valores na vida pessoal e social.
As duas Medidas Socioeducativas são em Meio Aberto – Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviços à Comunidade – PSC.
A Prestação de Serviços à Comunidade (PSC – art.117 da Lei 8.069/90) consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos semelhantes, bem como em programas comunitários ou governamentais.
A Coordenação do Serviço de Medidas Socioeducativas realiza contato com algumas destas entidades para fazer parceria onde o adolescente realizará sua Prestação de Serviço à Comunidade, monitorado pela equipe técnica. Ressalta-se que o adolescente é encaminhado à entidade à qual apresenta perfil para o serviço. O tempo de duração de sua PSC é determinado pelo Juizado da Vara Especializada da Infância e Juventude, bem como a carga horária de trabalho. O adolescente será avaliado mensalmente pela entidade/órgão onde prestar serviço por meio de avaliação padrão junto à equipe técnica, e o relatório será encaminhado para o Juizado.
A liberdade Assistida (LA – Art.118 e 119 da Lei 8.069/90) consiste na liberdade monitorada e supervisionada pelo prazo mínimo de seis meses, através de uma pessoa capacitada, devidamente designada pela autoridade competente para promover socialmente o adolescente e sua família, acompanhando a freqüência do adolescente à escola e adotar providências necessárias no sentido da profissionalização e inserção deste no mercado de trabalho.

Copyright © 2012 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônimo Monteiro, 32 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237