É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Ação conjunta orienta moradores de rua na região central

Publicada em 16 de abril de 2018

Abordagem foi feita na última semana, com a participação de diversos setores da prefeituraAbordagem foi feita na última semana, com a participação de diversos setores da prefeitura

A prefeitura de Cachoeiro promoveu ação conjunta nas proximidades do Museu Ferroviário na última semana com foco em moradores em situação de rua. Paralelamente, foi feita orientação a pessoas que atuam como flanelinha naquela região, trecho da Linha Vermelha.

Devido à grande concentração de vagas de estacionamento e de área verde em logradouro público no entorno do prédio, antiga estação ferroviária, a área atrai serviços informais voltados ao motorista, como facilitar manobra de estacionamento, lavar o carro ou vigiar o veículo durante ausência dos donos.

“Com o passar do tempo, esses fatores vão formando essa convergência de pessoas na região, muitas delas em vulnerabilidade social. Tradicionalmente, áreas como essa atraem criminosos, que buscam aliciar essas pessoas, por exemplo, para o tráfico de drogas”, explica o subsecretário de Segurança de Cachoeiro, Athos Alves.

Participaram da atividade de abordagem, na manhã de quarta-feira (11), as secretarias municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Segurança e Trânsito, Desenvolvimento Social e Serviços Urbanos e o projeto Vidda, criado pela prefeitura para estimular hábitos saudáveis.

Um dos estímulos para a ação ali foi o aumento recente na movimentação e a montagem de duas estruturas no gramado: uma barraca, por moradores em situação de rua, e uma lona amarrada nas árvores, possivelmente por flanelinhas. A motivação teria sido proteção contra chuvas. Após bate-papo entre a equipe da prefeitura e os responsáveis, os itens foram retirados.

Público contou com encaminhamento e orientação

Para os frequentadores que abordam motoristas, a orientação foi continuidade de uma série de ações, no Guandu e bairros do entorno. Os servidores explicam sobre a proibição de exageros, como exigir dinheiro ao dono do carro que estaciona na vaga pública.

Os demais foram orientados a procurar o Serviço de Atendimento ao Migrante e à Pessoa em Situação de Rua (Pop Rua), da prefeitura. A equipe do setor promove encaminhamentos, por exemplo, para o usuário conseguir documentação ou para tratamento de saúde, física ou mental.

Também houve cadastro de usuários de drogas, lícitas e ilícitas, para serviços de saúde e assistência social, e a poda das árvores, para tornar a área mais iluminada pelos postes e pelo sol. A primeira etapa de podas foi feita já na quarta, com suporte dos técnicos de meio ambiente.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237