É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Data definida para licitação do rotativo de Cachoeiro

Publicada em 31 de janeiro de 2018

Na ruas onde a implantação tem início, serão instalados 14 parquímetrosNa ruas onde a implantação tem início, serão instalados 14 parquímetros

A prefeitura de Cachoeiro publicou nesta quarta-feira (31) o edital para concessão do Estacionamento Rotativo. O documento agenda para o próximo dia 5 de março, no centro administrativo Hélio Carlos Manhães (antigo Sesc), a sessão pública para encaminhamento dos envelopes pelas empresas interessadas.

No mesmo prédio, já está disponível a versão impressa do edital completo, na sede da Coordenadoria Executiva de Compras Governamentais. A versão online fica na página de licitações da prefeitura na internet (www.cachoeiro.es.gov.br/licitacoes).

Serão 2.186 vagas, que segundo Jonei Petri, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano,  vão ajudar na democratização do espaço público. "O novo serviço funcionará como ferramenta de gestão de mobilidade, facilitando o acesso da população local e visitantes, vindos de cidade próximas, a serviços de saúde e ao comércio local, por exemplo", avalia.

A implantação prevê período de adaptação, com funcionamento sem a cobrança por 30 dias, no mínimo, para que os usuários possam se acostumar com as regras de funcionamento. Cabe à concessionária, também, promover ações de divulgação.

Aplicativo é destaque do novo modelo

Os principais objetivos do modelo são ampliar e facilitar o acesso ao serviço. Para isso, a dinâmica oferecida pela internet tem papel fundamental. Por meio de aplicativo de celular, o usuário poderá adquirir ou renovar remotamente a vaga de estacionamento.

Outras novidades são a instalação de parquímetros nas ruas da cidade e a possibilidade do usuário comprar crédito para uso futuro. Mas a opção pelo método antigo permanece, em que a pessoa compra o ticket impresso. A aquisição será feita em estabelecimentos credenciados ou com os funcionários próximos às vagas.

O uso do aplicativo amplia as vantagens. “Além de permitir a renovação do tempo de estacionamento sem a necessidade de voltar ao veículo, o celular receberá informações em tempo real sobre o serviço, como a disponibilidade de vagas na área desejada”, lista Kleber Paiva, membro da equipe que coordena a implantação na Semdurb (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano).

Parquímetros terão conexão com a internet

A previsão é de que Cachoeiro passe a adotar o novo modelo, por meio da empresa vencedora, até o fim deste semestre. Na primeira etapa, serão instalados 14 parquímetros nas ruas com rotativo: na Área Azul, que abrange a região central, e parte da Área Verde, que corresponde ao “centro expandido”.

Uma das funções do parquímetro será facilitar a movimentação dos funcionários e dos usuários. Por conta do relevo acidentado na cidade, os aparelhos ficarão, principalmente, na parte mais alta das áreas Verde e Azul. Outra função é expandir as formas de pagamento, pois a máquina é conectada à internet e funciona com dinheiro e cartões, como o de crédito.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237