É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Educação especial: cinco novas salas multifuncionais na rede municipal

Publicada em 05 de setembro de 2018

Agora, no total, já são 42 espaços deste tipo implantadas na rede municipalAgora, no total, já são 42 espaços deste tipo implantadas na rede municipal

Neste ano, mais cinco escolas municipais de Cachoeiro passaram a contar com salas de recursos multifuncionais para alunos com necessidades educacionais especiais. Agora, no total, já são 42 espaços deste tipo implantadas na rede pública de ensino do município.

São elas: Ariete Moulin Costa (supercreche do bairro São Lucas), Governador Eurico Vieira de Rezende (bairro Zumbi), Profª Thereza Valiatti Sartório (bairro Monte Cristo), Dolores Gonzalez Villa (distrito de Conduru) e Maria das Graças Felippe (localidade de São Joaquim).

Na Ariete Moulin Costa, por exemplo, são atendidos não só estudantes especiais da própria unidade de ensino, mas também de outras do entorno de sua região geoescolar. Na sala, que está em funcionamento há quase três meses e conta com uma professora exclusiva, eles têm acesso a recursos tecnológicos, didáticos e pedagógicos.

Um dos alunos é Arthur Bigatti Moreira, de 3 anos. Sua mãe, Lorena Bigatti dos Santos Moreira, revela que o espaço vem colaborando para o filho obter avanços significativos tanto no processo de aprendizagem, quanto em seu desenvolvimento motor.

“Arthur, agora, está voltando a falar, conta de 1 a 30, conhece as cores e todas as letras do alfabeto. Além disso, passou a se equilibrar e andar melhor. A sala tem sido um apoio muito grande para ele. Para mim, está sendo maravilhoso”, elogia Lorena.

Gestora da supercreche, Tânia Mara Ribeiro faz uma avaliação positiva. “A importância da sala de recursos multifuncionais na escola está, essencialmente, no acompanhamento realizado, de forma individualizada, com cada criança atendida, o que possibilita otimizar os resultados a serem alcançados”, destaca.

“A intenção do município é estender, ainda mais, as salas de recursos multifuncionais. Pois trata-se de uma das ações prioritárias da atual gestão: ampliar com qualidade o atendimento a pessoas com deficiência”, afirma a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

Capacitação para professores

Recentemente, a Secretaria de Educação de Cachoeiro iniciou uma série de capacitações com professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais, que são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados na rede pública de ensino regular. O atendimento nesses espaços é complementar ou suplementar ao oferecido na sala de aula regular.
.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237