É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Fórum de saúde mental abordará problema de drogas e álcool

Publicada em 19 de junho de 2017

O evento ocorre no bairro Paraíso, nesta quinta (22)O evento ocorre no bairro Paraíso, nesta quinta (22)

Com foco na atualização de dados sobre combate ao uso de álcool e outras drogas, a prefeitura de Cachoeiro promove o 1º Fórum Municipal de Saúde Mental, nesta quinta-feira (22). Participam, principalmente, estudantes e profissionais da área de psicologia e usuários dos serviços de saúde mental e seus familiares.

As inscrições serão realizadas no momento do credenciamento, no local do evento: auditório Sanzio Cicatelli, no campus I do Centro Universitário São Camilo, bairro Paraíso. O fórum vai das 9h às 17h.

A realização é alusiva ao 26 de junho, o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, criado pela ONU em 1987 para conscientizar a população sobre a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas. Outro objetivo da data é estimular ações de combate à dependência química e ao tráfico de drogas.

Participam do fórum representantes de agências ligadas aos governos federal, estadual e municipal, de entidades e instituições, por meio de debates, depoimentos e palestras. Haverá também apresentação de corais de canto, formados por usuários do serviço nos Centros de Atenção Psicossocial, de Cachoeiro e de Alegre.

“O uso e abuso de drogas é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, considerando todos os aspectos envolvidos: os sociais, familiares, de saúde e de justiça. Além disso, representa grande volume do investimento em saúde pública”, destaca Elizandra Rodrigues, referência técnica municipal em Saúde Mental.

Evento quer aprofundar o debate sobre o tema

A promoção do fórum em Cachoeiro é de parceria entre as secretarias de Saúde do município (Semus) e do estado (Sesa), do Conselho Municipal sobre Drogas (Comsod) e do Centro Universitário São Camilo.

Segundo Elizandra, o evento é um modo de iniciar a ampliação de debate sobre o problema das drogas, para uma organização contínua do atendimento e mobilização política em torno da Rede de Atenção Psicossocial com ênfase em álcool, crack e outras drogas.

Outros debates importantes são as internações compulsórias e a política de redução de danos, ainda pouco conhecida e utilizada pelos serviços da região. “Queremos ainda incentivar a pesquisa acadêmica na área de saúde mental. No evento, haverá exposição de trabalhos realizados nos centros de atenção psicossocial da região sul”.


Confira a programação!
8h30 – credenciamento
9h – abertura oficial
10h – palestra “Rede de saúde mental”, com Maristela Coelho, coordenadora estadual de Saúde Mental
11h – palestra “O centro de atenção álcool e outras drogas”, com Nielson Vicentini, do Caps AD Serra
12h – intervalo
13h30 – mesa redonda “Da exclusão ao cuidado no território: reforma psiquiátrica e política do Ministério da Saúde para atenção integral aos usuários de álcool – Paiuad”, com Mariana Schorn, do Ministério da Saúde.
Palestra “Abordagens ao uso de drogas: abstinência e redução de danos”, com Nathália Borba, da Sesa.
15h30 – relato de experiência, com Romário Manzolli
16h30 – depoimentos de encerramento

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237