É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Inclusão: acessibilidade no parque da Ilha da Luz é tema de reunião

Publicada em 11 de setembro de 2019

Futura área de lazer terá estrutura para receber pessoas com deficiência  Futura área de lazer terá estrutura para receber pessoas com deficiência

Para garantir que o parque da Ilha da Luz seja um espaço inclusivo, a prefeitura de Cachoeiro está projetando soluções de acessibilidade para a futura área de lazer da cidade.

Esse trabalho é conduzido pela Secretaria Municipal de Modernização e Análise de Custos (Semmac), que também tem buscado a colaboração de organizações que atuam pela inclusão das pessoas com deficiência.

Na manhã desta quarta-feira (11), em reunião no Palácio Bernadino Monteiro, o projeto foi apresentado ao grupo Mova-se. Durante o encontro, a arquiteta urbanista da Semmac, Juçara Peixoto, detalhou os elementos de acessibilidade pensados para que o parque.

O secretário de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória, ressaltou o cuidado com que a gestão atual tem olhado para esse assunto. Ele ainda reforçou a importância da interação com a sociedade civil para o desenvolvimento de ações nessa área.

“Precisamos fazer um Cachoeiro para todos. Nosso desejo é que os cachoeirenses sintam-se incluídos e acolhidos pela cidade”, completou.

“O Mova-se quer sensibilizar a população para a realidade que muitas pessoas vivem, mas poucos conhecem, e perceber essa sensibilização vinda da prefeitura nos deixa animados e felizes. As pequenas ações já fazem grande diferença para as pessoas com deficiência. Então, projetos como esse, certamente, mudarão a vida delas, pois o que elas desejam é ser inclusas”, salienta a voluntária do Mova-se, Mônica Pitanga.

O parque

O parque a ser construído na Ilha da Luz é de concepção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbanos (Semdurb), com apoio da Semmac, e será baseado no conceito de promover a interação entre visitantes e meio ambiente. Entre os atrativos previstos está um mirante, para a contemplação da vista do entorno, e áreas molhadas, que permitirão a formação de lâminas d'água.

O termo de conciliação para a construção do local foi assinado pela Prefeitura de Cachoeiro, BRK Ambiental e Poder Judiciário, em julho deste ano. A obra, que ainda será licitada, tem orçamento em torno de R$ 5 milhões.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237