É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

LiteraNewton marcará início de projetos pré-Bienal Rubem Braga 2020

Publicada em 30 de julho de 2018

Passeio literário e visita à Casa dos Braga está na programação do eventoPasseio literário e visita à Casa dos Braga está na programação do evento

O escritor cachoeirense Newton Braga (1911-1962) será, por mais um ano, homenageado com o LiteraNewton. O evento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) será realizado de 10 a 11 de agosto (data de seu nascimento) na Casa dos Braga, onde ele e sua família viveram, e na Biblioteca Pública Municipal, ambas localizadas na rua 25 de Março, Centro. Nesta edição, a programação incluirá o lançamento dos projetos pré-Bienal Rubem Braga 2020.

Entre os projetos que servirão de prévia para a oitava edição do maior evento literário do Espírito Santo a serem lançados no LiteraNewton estão o Pé de Livros, que levará atividades de leitura a espaços públicos, e o Livro Virtual de Crônicas “Nas Asas da Borboleta Amarela”, espaço para a publicação de autores amadores em uma página da internet. Ambos os projetos já haviam sido implementados na mobilização para a bienal deste ano.

A programação do LiteraNewton incluirá, ainda, leituras dramáticas de textos do autor homenageado feitas por artistas e estudantes e um passeio literário entre a biblioteca e a Casa dos Braga, incluindo visitação ao interior dos espaços históricos. O percurso terá acompanhamento musical com alunos do projeto Novos Talentos, e haverá também entrega de fragmentos de poesias e textos literários aos pedestres.

“Em um evento para celebrar a grande importância de Newton para Cachoeiro, nós vamos dar o pontapé inicial ao também importantíssimo evento literário batizado com o nome de seu irmão, com atividades em espaços históricos fundamentais para a preservação da memória do município e a difusão de nossa produção artística. Com certeza, um momento mais do que especial”, exalta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

“Vale destacar que, neste ano, a Biblioteca Municipal estará na coordenação do projeto Pé de Livros. Isso representa mais um passo no processo de fortalecimento às nossas atividades e espaços culturais por meio da Bienal de maneira constante, não apenas no período de realização do evento em si”, complementa a secretária.

Programação do LiteraNewton

10/08 (sexta-feira)

Local: Praça da Poesia, Casa dos Braga

9h - Leitura poética (palco livre para estudantes e artistas), leitura dramática e performances utilizando poesias e textos em prosa de Newton Braga e outros autores cachoeirenses.

14h - Leitura poética (palco livre para estudantes e artistas), leitura dramática e performances utilizando poesias e textos em prosa de Newton Braga e outros autores cachoeirenses.

11/08 (sábado)

Local: Biblioteca Pública Municipal (início) e Casa dos Braga

 9h- Lançamento do projeto “Pé de livros”

9h30 - Lançamento do Livro Virtual de Crônicas “Nas Asas da Borboleta Amarela”, de coletânea de crônicas publicadas no Livro Virtual da 7ª Bienal Rubem Braga e da logomarca da Bienal Rubem Braga 2020

 9h45 – Entrega de certificados de reconhecimento da 7ª Bienal Rubem Braga aos servidores da Semcult e a artistas participantes.

10h - Passeio Literário da Biblioteca Municipal até a Casa dos Braga, com acompanhamento musical de alunos do projeto Novos Talentos. O passeio continuará dentro dos cômodos da casa.

11h10 – Café Literário (na Praça da Poesia): música, poesia, apresentação da banda do Centro de Atividades Integradas Newton Braga e coffee break.

12h - Encerramento

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237