É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Mais equipes de saúde e consultas nas unidades básicas de Cachoeiro

Publicada em 20 de setembro de 2018

Reorganização de agenda nas unidades também teve impacto no aumento da oferta de consultasReorganização de agenda nas unidades também teve impacto no aumento da oferta de consultas

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro aumentaram em 27% o número de consultas médicas realizadas. De janeiro a agosto de 2017, foram 112.605 consultas nas 33 unidades do município, ante 154.269 feitas no mesmo período deste ano. 

A elevação no número de consultas médicas se deu na mesma proporção do aumento de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF): de 47 em 2017 para 52 em 2018, melhorando a cobertura populacional. Além disso, houve uma reorganização da agenda das unidades, permitindo a elevação da oferta de consultas, feita com clínico geral. 

As UBS são a porta de entrada do cidadão às redes de atenção à saúde do SUS. As equipes de atenção básica são bastante demandadas na prestação de várias ações, buscando promover, prevenir, diagnosticar, tratar e prover a atenção integral. Isso inclui, além da consulta médica, consulta de enfermagem, exames citopatológicos, puericultura, grupos de gestantes, idosos e tabagismo, entre outros.

O atendimento nas unidades é realizado de acordo com a rotina de cada uma, seja por meio de demanda espontânea ou agenda programada. Esse último quesito recebeu o reforço neste ano do agendamento online, que permite marcar pela internet o dia e horário de atendimento de alguns dos serviços oferecidos em parte das UBS.

“Estamos finalizando um trabalho de mapeamento do território municipal, de forma a ampliar ainda mais a cobertura das Equipes de Saúde da Família. Além disso, buscamos o aprimoramento constante dos procedimentos, o que tem impacto direto na aumento da oferta de consultas”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237