É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Março Lilás: ações para prevenir câncer do colo do útero são permanentes

Publicada em 20 de março de 2019

A vacinação contra o vírus HPV, causador da doença, é uma das frentes de combate à doençaA vacinação contra o vírus HPV, causador da doença, é uma das frentes de combate à doença

Neste mês, o foco das ações dedicadas à saúde da mulher se volta, principalmente, para a prevenção do câncer do colo do útero, devido à campanha Março Lilás. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro aproveita a mobilização para lembrar que, durante todo o ano, o público feminino do município tem acesso, na rede pública, a serviços para se proteger da doença.

O principal fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer é a infecção pelo vírus HPV, que pode ser detectada por meio do exame preventivo, realizado gratuitamente nas unidades básicas de saúde.

A partir dos 25 anos, toda mulher com vida sexual ativa deve fazer anualmente o exame, também chamado de Papanicolau. Ele permite identificar inflamações e alterações iniciais que, se descobertas e tratadas em tempo, evitam a evolução para o câncer. No município, o procedimento pode ser agendado até pela internet (agendamento.cachoeiro.es.gov.br).

Além disso, as unidades disponibilizam, gratuitamente, preservativos masculinos e femininos, que ajudam a proteger contra o HPV, uma vez que o vírus é transmitido por via sexual.

Outra frente de prevenção do câncer de colo de útero é a vacinação contra o HPV. As doses do imunizante estão disponíveis nas salas de vacina de unidades de saúde, para meninas de 9 a 14 anos e, também, meninos de 11 a 14 anos. Para conseguir uma melhor cobertura, equipes da Semus vão às escolas do município para imunizar os estudantes dessa faixa etária.

“A vacinação e a realização do exame preventivo se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer. Mas, mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada (a partir dos 25 anos), deverão fazer o exame preventivo periodicamente”, salienta a secretária de Saúde, Luciara Botelho.

Evento

No próximo dia 28, a Semus promoverá um evento na praça Jerônimo Monteiro para lembrar, entre outras datas comemorativas de março, o Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo de Útero (26 de março). Das 8h às 12h, será oferecida uma série de serviços de saúde. Na ocasião, também serão comemorados o Dia Internacional da Mulher (8), o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição (31) e o Dia Nacional de Combate à Tuberculose (24).

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237