É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Origem e consumo de produtos de origem animal será tema de palestras em escolas

Publicada em 23 de abril de 2019

Os riscos de se consumir alimentos contaminados serão abordadosOs riscos de se consumir alimentos contaminados serão abordados

Nesta quarta-feira (23), a equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Cachoeiro, gerenciado pela Secretaria de Agricultura e Interior (Semai), realiza uma palestra sobre inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, na Escola Família Agrícola do município (Efaci).

É a primeira de uma série de palestras em escolas da cidade, com o objetivo de divulgar e educar crianças e jovens sobre a importância do consumo de produtos de origem animal que possuam o selo de fiscalização. A atividade será realizada em uma unidade de ensino por mês. 

Entre os temas que serão apresentados aos estudantes, estão o carimbo da inspeção sanitária, o armazenamento correto, abates clandestinos de animais, bem como os riscos biológicos, químicos e físicos, as contaminações de produtos como ovos, leite e queijos.

De acordo com a auditora fiscal da Semai e palestrante do programa, Tania Thomaz, o conteúdo será apresentado de forma leve e descontraída, com uso de vídeos e roda de conversa, para que os alunos participem de forma ativa e sintam-se envolvidos no processo.

“A ideia do programa é torná-los mais atentos aos alimentos que chegam à mesa de suas casas. Quando apresentamos os riscos à saúde ao consumir produtos sem inspeção, as crianças e jovens se tornam, também, fiscalizadores e reguladores do processo produtivo”, comenta.

“É muito importante que as pessoas tenham conhecimento sobre os riscos de se consumir produtos de origem animal cuja procedência não seja conhecida, ou que o processo de fabricação não seja monitorado pelo Serviço de Inspeção oficial. Há casos de doenças graves que podem ser adquiridas, quando não se tem o cuidado de observar a embalagem, o rótulo, a conservação, entre outras informações. O objetivo dessas palestras é orientar, especialmente, os jovens, para que eles multipliquem essas informações aos amigos e familiares”, frisa o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

 Serviço de Inspeção Municipal

O Serviço de Inspeção Municipal atua na proteção da saúde da população, por meio de fiscalização, inspeção e regulamentação de indústrias e agroindústrias de produtos de origem animal.

O setor funciona na rua Agripino de Oliveira, 60, bairro Independência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações: (28) 3521-1147.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237