É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Vacinação de cães e gatos contra raiva começa pelo interior

Publicada em 31 de agosto de 2018

O distrito de Burarama recebe a ação neste sábado (1)O distrito de Burarama recebe a ação neste sábado (1)

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro (Semus) iniciou nova campanha de vacinação contra a raiva animal. A equipe da Vigilância Ambiental já atua em localidades nos limites do município, imunizando cães e gatos.

O trabalho será intensificado no mês de setembro. O distrito de Burarama recebe a ação já neste sábado (1). No dia 8, a equipe atenderá as comunidades de Monte Alegre e Pedra Lisa, no distrito de Pacotuba. O atendimento à maior parte dos distritos vai se concentrar no dia 29, das 8h ao meio-dia.

Nos bairros de Cachoeiro, a vacinação será em duas etapas: nos dias 15 e 22, das 8h às 16h. “Dividimos a cidade em duas macrorregiões e atenderemos uma em cada data. Os locais escolhidos serão os mesmos de campanhas anteriores, com os quais a população já está habituada. São escolas, unidades de saúde, quadra de esportes, associações de moradores, entre outros”, explica o gerente da Vigilância Ambiental, Fábio Gava.

A vacina antirrábica é aplicada somente em animais acima de três meses de idade. No dia da vacinação, é necessário que o proprietário ou responsável leve o cartão de vacinas do animal, mas, caso não possua o documento, um novo comprovante é fornecido pela equipe.

Segundo a Vigilância Ambiental, com trabalho realizado até agora, já foram vacinados cerca de 5 mil cães e gatos. A meta é imunizar 30 mil.

O gerente do setor ressalta que a raiva é uma doença grave e infecciosa, causada por vírus. É transmitida somente por animais mamíferos, geralmente através da mordida ou arranhões.

“A raiva é uma doença que se faz presente em todo o território brasileiro. Leva à morte tanto os animais quanto a pessoa contaminada. A vacina é a única forma de prevenir o contágio. Por isso, todos devem levar seus cães e gatos aos locais de vacinação”, alerta Fábio Gava.

A vacina também está sempre disponível na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que fica no bairro Aeroporto, na rodovia Cachoeiro-Muqui. Esse atendimento, que é gratuito, é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.  

 

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237