logo

Locais a Visitar

Palácio Bernardino Monteiro
Localização: O Palácio Bernardino Monteiro localizado na Praça Jerônimo Monteiro nº 32, centro da cidade, onde funcionou a Escola Bernardino Monteiro, inaugurada em 1912, no governo de Jerônimo Monteiro funciona atualmente a sede do Governo Municipal. O Palácio conta com espaços culturais de relevante importância para Cachoeiro de Itapemirim. Nele estão localizadas a “Sala Levino Fânzeres”, disponibilizada para exposições artísticas, científicas, culturais, lançamentos de livros e outros eventos. Está localizada ainda a “Sala dos Prefeitos”, que expõe fotos de todos os prefeitos que administraram a cidade, desde 1914. Um acervo de incomensurável importância dentro do contexto histórico-cultural do município, fonte de pesquisa para estudantes, educadores e afins, desenvolvido dentro do projeto Resgate e Registro, da atual administração. O imóvel é um patrimônio histórico, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura - CEC em 06/08/85. (Processo nº 01/85. Inscrição no Livro de Tombo das belas Artes, nº 5, Folha 02 e no Livro de Tombo Histórico, nº 84, Folha 10.)

Casa de Cultura Roberto Carlos  
Localização
: Rua João Madureira de Deus, no centro da cidade. Casa onde nasceu e viveu até os 13 anos Roberto Carlos Braga, com seus pais Laura e Robertino e seus irmãos Norma, Carlos Alberto e Lauro. A casa foi adquirida pela Prefeitura Municipal e por ela restaurada para valorizar sua arquitetura original. Possui fotos, discos, quadros, instrumentos musicais. Atualmente o espaço recebe milhares de fãs, curiosos e admiradores do mundo todo que vem conhecer um pouco da história de um dos maiores cantores do Brasil. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira de 08 às 18 horas, sábados, domingos e feriados prolongados de 09:00 às 13:00 horas. Telefone para contato (28) 3155-5257

Casa dos Braga  
Localização:Rua 25 de Março, 166, Centro da cidade.
Patrimônio Histórico Municipal, tombado em 1985, a Casa dos Braga, foi declarada de utilidade pública, por ali terem vivido os irmãos Newton e Rubem Braga, filhos do Cel. Francisco de Carvalho Braga, primeiro prefeito da cidade. Newton Braga, foi o criador da Festa de Cachoeiro e Rubem Braga, considerado o maior cronista brasileiro. Os irmãos representam as excitações e os motivos para visitação da Biblioteca Pública Municipal "Major Walter dos Santos Paiva", com acervo de mais de 20 mil livros em disponibilidade e conta ainda, com salão para pesquisas, e um museu com livros e manuscritos dos irmãos Braga. É hoje uma das atrações turístico-culturais mais importantes de Cachoeiro de Itapemirim. Aberto à visitação de segunda a sexta-feira, de 07:00 às 18:00 horas. Telefone para contato (28) 3155-5272.

Estação Ferroviária
Inaugurado em 1903, a Estação Ferroviária de Cachoeiro de Itapemirim ligou durante décadas o sul do Estado ao Rio de Janeiro e Vitória. Localizado no Centro da cidade o prédio mantém as características da construção, atualmente o espaço abriga cursos e oficinas profissionalizantes e de lazer. Além destes, o acervo das atividades ferroviárias no município fica a disposição dos visitantes. São registros fotográficos, documental, móveis e um torno que era utilizado para construir peças de reposição da linha férrea e das locomotivas.
O horário de funcionamento da Estação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A visitação ao acervo é gratuita e aberta ao público em geral. Nos finais de semana e feriado é necessário realizar agendamento prévio no telefone (28) 3155-5221.

Teatro Municipal Rubem Braga
Localização: Rua Joaquim Vieira, s/nº - Guandú
Espaço para apresentações teatrais, danças, shows e eventos. O Teatro possui capacidade para 292 pessoas. Funciona de terça a sexta feira de 08h às 18h. Havendo espetáculo o Teatro possui horário especial.
Atendimento de terça a sexta de 08h às 18h - Telefone para contato (28) 3155-5356.

Fábrica de Pios  
Localização:Ilha da Luz.
A Fábrica de Pios fundada por Maurílio Coelho, em 1903, é a única especializada na fabricação de pios de artesanais na América latina, produz mais de 40 diferentes tipos de pios, reproduzindo com fidelidade e maestria o canto de várias espécies de aves. São peças esculpidas em madeira nobre e exportadas para muitos países desde 1972, França, Bélgica, Inglaterra, Estados Unidos, entre outros. Antes utilizados para caça, hoje sua função é de preservação, muito usado por biólogos, ambientalistas e observadores de pássaros. Outra finalidade é para a utilização por músicos.
Aberta à visitação de segunda a quinta-feira, das 07 às 17 horas, sexta-feira, das 07 às 16 horas e nos finais de semana e feriado com agendamento prévio no telefone (28) 3522-2259 ou (28) 8804-4222 (28) 8804-4333. Cobra-se pequena taxa de visitação para grupos.

Igreja Nosso Senhor dos Passos
Localização
: Rua Padre Mello - Independência
No ano de 1882, o Capitão Francisco de Souza Monteiro, residente em Monte Líbano e pai do presidente Jerônimo Monteiro, e do primeiro Bispo nascido no Espírito Santo, D. Fernando de Souza Monteiro, tomou nova iniciativa e fez erguer, naquele local, a Igreja que recebeu a denominação de "Senhor dos Passos", Também conhecida como “Matriz Velha” o local é um dos pontos de visitação turística do município.
A igreja abre todos os dias das 06 às 21 horas, com missa ou celebração às 07 horas e na quarta-feira, às 06h10. No sábado ela é aberta para casamentos e as missas de domingo ocorrem às 07, 09 e 19 horas. Telefone para contato (28) 3522-8722

Cachoeira Alta  
Localização: Distrito de São Vicente, no Rio Fruteiras
Distância da sede: 34 km
Cachoeira Alta com suas águas puras e cristalinas perfeitas para o banho, fotografia e contemplação, esconde em seu interior por trás das rochas, fendas onde habitam milhares de andorinhas pretas que, quando saem em revoada, produzem ruído que se confunde com o barulho das águas. A queda da cachoeira tem altitude de 100 metros.
Possui ainda, uma flora diversificada e local para recreação.
Cobra-se uma pequena taxa individual.

Ilha do Meirelles

Localizada a 4 quilômetros do centro da cidade, a “Ilha dos Meirelles” é a maior ilha fluvial do rio Itapemirim, com 10 hectares de extensão é  ligada ao continente por uma ponte. A Ilha foi doada à cidade por Newton Meirelles, ex-vereador, que devido o fato de não ter herdeiros a repassou ao município. Atualmente, é administrada por um Centro Universitário que tem como meta transformá-la em espaço permanente de preservação, pesquisa, lazer e educação ambiental. No local é possível encontrar árvores típicas da região e animais não comuns no dia-a-dia, como cachorro e gato do mato, macacos e diversas espécies de aves como o socol. A Ilha do Meireles é aberta a visitas agendadas pelo telefone: (28) 3526-5911.

Pedra da Ema
Localização: Distrito de Burarama
Distância da sede: 38 km

Pode se chegar ao local por estrada asfaltada. Ao longo do caminho, o visitante pode usufruir de belas paisagens, possibilitadas pelas cadeias montanhosas com direito a muito verde. O diferencial da Pedra da Ema é uma saliência na pedra que, de acordo com a posição do sol, forma a figura perfeita de uma Ema. O charme da vila de Burarama está no seu estilo bucólico de tranqüilidade e no modo de vida simples e sossegado dos seus moradores. A conservação ambiental é muito evidente no local, o que estimula caminhadas por diferentes circuitos traçados dentro da localidade, mais conhecido como Circuito “Águas de Burarama”. Neste circuito os caminhantes percorrem trilhas de baixíssimo grau de dificuldade e desfrutam das belas paisagens rurais, podendo ainda, encontrar diversos produtos regionais, como doce de banana, cocada, café, fubá, compotas, geléias, banana-passa, cachaça, mel, e artesanato variado. É aconselhável que as visitas aos pontos do Circuito sejam agendadas com os respectivos responsáveis - Coordenadora do Grupo de Agroturismo - (28) 3539-3038 Mariângela G. Fassarella.

Fazenda Cafundó - Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN)
Localizada na Rodovia Cachoeiro x Alegre.
Fazenda Cafundó, localizada na Rodovia Cachoeiro x Alegre, no município de cachoeiro de Itapemirim, é ocupada por uma floresta de Mata Atlântica habitada por animais em via de extinção, como o macaco barbado, o papagaio da cabeça vermelha e o jacaré-de-papo-amarelo. Essa área, riquíssima do ponto de vista ecológico forma a maior reserva particular de maior área preservada do Espírito Santo e sexta maior do Brasil, segundo dados de 1998. A Fazenda cafundó possui 517 ha. de vegetação nativa. O relevo da região é formado em sua maior parte por áreas planas ou quase planas. Existem, ainda, aclives que podem atingir a 300 metros de altitude, estando a sede da propriedade na quota de 40 metros. Na região predominam áreas de pasto e cultivos diversos, destacando-se o café. A preservação da área vem sendo desenvolvida pelo seu proprietário conservando a sua biodiversidade e paisagem natural. As visitas podem ser agendadas pelos telefones, (28) 3511-1248 ou (28) 8112-2873 Luiz Soares do Nascimento.

Comunidade Quilombola de Monte Alegre
A Comunidade Quilombola de Monte Alegre fica a 37 quilômetros do centro de Cachoeiro de Itapemirim, pela ES 482, no trecho que liga Cachoeiro a Alegre. A entrada é no trevo de Burarama. Para chegar à comunidade, o caminho fica á direita, na altura da fazenda experimental do Incaper e são 5 quilômetros de estrada de chão. A comunidade foi formada no final do século XIX, por volta de 1888, ano da Abolição da Escravatura no país, e representa um importante momento de resgate cultural e forte significação para os seus descendentes. A comunidade é formada por aproximadamente 600 pessoas, dessas, pelo menos 500 são descendentes diretas de escravos.
A comunidade tem seus atrativos como: a capoeira dança afro e o Caxambu - dança popular africana de letra simples e forte significação, que embala o turista pela música e as fortes batidas dos tambores, os turistas, que visitam a comunidade, ocupam o centro da roda e mergulham na cultura e na história desses descendentes. A comunidade trás opções de caminhadas em trilhas ecológicas e interpretativas no interior da Floresta Nacional de Pacotuba. No decorrer da trilha poderão se observadas árvores nativas que por suas dimensões são estimadas em mais de 500 anos, além de plantas com propriedades medicinais e a possibilidades de observação de animais silvestres nativos da Mata Atlântica, como o Macaco Prego, Bugio (barbado) e esquilos. A comunidade oferece ainda, uma rica gastronomia afro-brasileira servida no almoço com pratos típicos como: angu de banana verde com bacalhau, feijoada e pela égua. As visitas são agendadas pelo tel.: (28) 9917-0842 - Leonardo Ventura.

Parque Natural Municipal do Itabira
Distância da sede:
6 km
O Parque foi criado em 1988, com o objetivo de resguardar a beleza natural de seus monumentos rochosos, conservar a vegetação natural da Mata Atlântica e as nascentes dos córregos Itabira e Urtiga. O Parque Municipal do Itabira além de preservar o patrimônio natural, oferecerá à comunidade cachoeirense e aos visitantes, alternativas de lazer junto à natureza, com visitas guiadas à trilha principal e a contemplação de seus recursos naturais, para melhor compreensão dos processos ecológicos e da importância de sua preservação. O Parque possui cerca de 163 hectares, em que se destaca a Pedra do Itabira com 715 metros de altitude. 
Pode se ter acesso ao Parque pela Rodovia 289, que liga Cachoeiro à BR 101 Sul ou pela estrada vicinal não pavimentada, que parte do Bairro São Luiz Gonzaga e segue para a localidade de Itabira.

Casa da Memória
Imóvel de grande valor histórico para Cachoeiro. Construído em 1920 (aproximadamente), mantém suas linhas arquitetônicas originais. Situada à rua 25 de Março, 106, a Casa foi tombada como patrimônio histórico, em 1996, pela Resolução nº 007/96, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Cachoeiro. Foi reformada pela prefeitura, em parceria com o governo do estado, em 2013. Atualmente abriga o Centro de Atendimento ao Turista, onde os visitantes podem obter informações sobre a cidade, pontos turísticos, hotéis, entre outras orientações. No local, também funciona a Casa do Artesão, com exposição permanente de obras de artesãos do município. A Casa da Memória ainda guarda materiais a respeito da história político-cultural do Espírito Santo, parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal “Major Walter Paiva” – sediada na Casa dos Braga.

CIDADE


Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237