Notícias

Dataci desenvolveu uma série de soluções tecnológicas em 2018

Uma das inovações é o sistema de agendamento online de consultas em unidades de saúde

Em 2018, a Empresa de Tecnologia da Informação de Cachoeiro (Dataci) desenvolveu uma série de soluções virtuais para otimizar o atendimento da prefeitura à população, por meio da criação de novas ferramentas online e do aprimoramento de outras já em funcionamento.

Uma das ações beneficia diretamente a área educacional. É o sistema educ@ci, que agora conta com recursos que viabilizam aos gestores da rede municipal de ensino melhorias em seus processos internos e abertura das informações, para pais e responsáveis, sobre as notas e frequências dos mais de 20 mil alunos matriculados nas escolas municipais.

Outras necessidades surgidas durante o desenvolvimento do educ@ci têm sido incorporadas ao projeto inicial.

Assim, o sistema também passa, por exemplo, a apoiar e otimizar as funções administrativas, acadêmicas e legais exercidas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) na gestão e operação da rede pública municipal, resultando em projetos como Matrícula Online, Lista de Espera, Portal Web do Aluno e Professor e, ainda, o WebService (que realiza a comunicação entre o aplicativo educ@ci para smartphone com o sistema educ@ci), todos em fase final de desenvolvimento.

Suporte às áreas de Saúde e Transporte

O setor da Saúde também foi beneficiado. A Dataci implantou o sistema de agendamento online de consultas ofertadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que vem contribuindo para eliminar filas para atendimento e ampliar a média mensal de agendamentos de consultas e outros serviços.

Além dessas áreas, foi contemplado o setor de mobilidade urbana. Atendendo à Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), a companhia de tecnologia de Cachoeiro desenvolveu o Sistema de Gerenciamento Veicular (SGV) e, nele, vem implantando novos e melhores recursos.

Tratam-se de ferramentas que permitem aos gestores da Agersa melhorarem seus processos internos de controle e auditoria das informações das concessionárias, para realizarem um trabalho eficaz e transparente acerca do gerenciamento dos veículos de transporte coletivo, de suas rotas e de seus horários, por meio de monitoramento diário via GPS.

Facilidades para contribuintes

Outra área beneficiada foi a do empreendedorismo. A Agência Virtual do site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br) teve incluída a exceção fiscal para optantes microempreendedores individuais (MEI) e para processamento de optantes do Simples Nacional. Com isso, passaram a ser atendidos, virtualmente, mais de 5,6 mil contribuintes inscritos no MEI.

Além disso, novas funcionalidades foram acrescentadas ao sistema tributário e de geoprocessamento. Uma delas é o parcelamento de dívidas com a prefeitura, que pode ser feito pela Agência Virtual, sem necessidade do cidadão se deslocar até a sede da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa).

Parceria com o Ifes

A Dataci assinou, ainda, um termo de cooperação técnica com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Cachoeiro.

Por meio desta parceria, serão desenvolvidas soluções em tecnologia da informação e comunicação (TIC), traduzidas por aplicativos para celulares e sistemas para computadores, que possam facilitar a vida do cidadão cachoeirense na sua rotina diária.

Com base em pesquisas a serem feitas junto a diferentes setores da prefeitura e, também, a cidadãos, a Dataci definirá as áreas de desenvolvimento, de modo que as futuras soluções possam atender às necessidades e expectativas da população. Já foram realizadas reuniões entre as equipes de ambas as instituições, com o objetivo de criar o cronograma de trabalho a ser seguido.

O diretor-presidente da Dataci, Carlos Henrique Salgado, ressalta que a companhia, em sua gestão empreendedora, visa ampliar e inovar os mecanismos públicos para promover acessibilidade e conectividade com rapidez e segurança ao cidadão. “Veicular e divulgar informações assertivas é nossa meta; facilitar e contribuir para o bem-estar da população, o objetivo maior”, destaca.