Caisan

Ações de segurança alimentar são reforçadas em Cachoeiro com câmara intersetorial

Membros do órgão tomaram posse nesta sexta (11), no gabinete do prefeito Victor Coelho
Foto: Marcia Leal

Os membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Cachoeiro de Itapemirim (Caisan-CI) tomaram posse na manhã desta sexta-feira (11), no gabinete do prefeito Victor Coelho. O órgão recém-criado reúne os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Agricultura e Interior, Saúde, Educação, Meio Ambiente e outros representantes dessas pastas, tendo como objetivo a articulação de ações integradas para a área.

Entre as metas principais do Caisan-CI está a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan). A Câmara também ajudará a potencializar uma série de atividades, como as hortas nas escolas e nas comunidades e palestras sobre educação alimentar e temas relacionados.

A Caisan é um dos requisitos da adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que ocorreu em abril de 2018. Além desse requisito, o município já conta com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean) e com a realização de conferências municipais sobre o tema – a III Conferência, organizada pelo Comsean em Cachoeiro, está prevista para novembro.

“São diversas as ações que temos feito para o desenvolvimento da segurança alimentar, com destaque para o aumento da arrecadação e os repasses do Banco de Alimentos. A criação da Caisan contribui para uma integração maior com outras secretarias, que também têm muito a contribuir no trabalho para garantir o direito à alimentação adequada para toda a população”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Stulzer.

“A intersetorialidade contribui de forma muito significativa para a aplicação das políticas públicas, e a criação de uma câmara com essas características voltada para uma área fundamental para o desenvolvimento social do município certamente trará muitos benefícios”, destaca o prefeito Victor Coelho.