Ações de valorização dos servidores municipais marcaram 2019

Novos planos de carreira e ampliação da oferta de capacitação estão entre os avanços para o funcionalismo

Os servidores públicos de Cachoeiro de Itapemirim foram beneficiados com iniciativas da Prefeitura em 2019 que terão impacto de longo prazo. As principais ações estão elencadas no relatório anual de prestação de contas da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

A mais relevante delas foi o sancionamento da Lei 7.756, que estabeleceu o novo Plano de Cargos, Carreiras, Subsídios e Vencimentos da Administração Municipal. Reivindicação antiga do funcionalismo, o plano contempla, aproximadamente, 2.850 servidores, corrigindo distorções salariais e funcionais, proporcionando-lhes melhores bases para progressão na carreira.

Três categorias também ganharam planos de carreira específicos: a dos agentes comunitários de saúde e os de combate a endemias, que migrarão dos contratos temporários para o Regime Jurídico Estatutário; a dos professores, que terão aumento médio de 28% no salário; e a dos guardas-civis municipais, cuja organização passa a contar com mais dois níveis hierárquicos.

Além disso, passaram a ter direito a vale-alimentação: os agentes comunitários de saúde e os de combate a endemias; professores com contrato de Designação Temporária (DT) e servidores comissionados. Os guardas municipais, por sua vez, agora terão indenização para compra anual de uniforme.

Outra ação importante foi a contratação de uma empresa para as atividades de medicina e segurança do trabalho, uniformizando e modernizando os procedimentos relacionados à saúde laboral dos servidores.

Houve, ainda, continuidade no investimento em capacitação e qualificação com a Escola do Servidor. Em 2019, 4 mil servidores participaram das palestras, cursos e oficinas oferecidas pelo projeto. A Semad também concluiu a implantação do ponto eletrônico em todas as secretarias e criou um banco de horas.

Processos seletivos e concurso público

Em 2019, a Semad organizou dois editais de processo seletivo simplificado para a contratação de funcionários em várias áreas. Ao todo, 16.119 pessoas se inscreveram, havendo a contratação, até o momento, de 1.090 pessoas (último edital ainda em andamento). Organizou, junto à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), dois processos seletivos para contratação de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, com 4.973 inscritos.

A Semad também organiza um novo concurso público da administração municipal, a ser realizado em 2020. O termo de referência foi concluído e uma empresa será contratada para cuidar do processo.

Programa de estágios

A Semad ampliou a oferta de estágios na administração municipal, alterando dispositivos da Lei 7.480/2017 (de concessão de estágio) e realizando convênios com 18 instituições de ensino superior. Atualmente, 330 estagiários bolsistas atuam na prefeitura, onde ganham experiência em suas áreas de atuação e contribuem com conhecimentos atualizados adquiridos nas salas de aula.

Licitações e compras governamentais

A Semad também é responsável pelos processos licitatórios e pelas compras governamentais da prefeitura. No total, foram R$ 30.898.296 em obras licitadas em 2019 – entre elas estão a nova unidade de saúde do Zumbi, a supercreche do Village da Luz e o Cras de Itaoca –, houve economia de R$ 4.721.432,46 em compras governamentais, a partir do aprimoramento dos mecanismos de controle.

Modernização e controle patrimonial

Outras atividades importantes da Semad foram o levantamento do patrimônio público imobiliário (em andamento) e elaboração de termo de referência para contratação de empresa responsável por leilão de bens inservíveis. Também está em andamento um processo licitatório para contratar empresa para realizar guarda digital de documentos, o que deverá gerar uma economia de R$ 2,4 milhões em quatro anos, em relação ao armazenamento físico.

“Em 2019, conseguimos concluir, com sucesso, diversas ações nas quais já vínhamos nos empenhando há algum tempo, como a revisão do Plano de Cargos. Continuaremos trabalhando na modernização de procedimentos e atualização de processos, tornando a gestão, cada vez mais, eficaz”, afirma o secretário municipal de Administração, Claudio Mello.

“Sempre nos pautamos por ter uma gestão moderna e eficiente da máquina pública, pois é dessa forma que conseguimos equilíbrio fiscal, transparência, valorização dos servidores e realização de investimentos. A Semad teve um papel especialmente importante, em 2019, nessas questões, que terão um impacto no presente e no futuro de nossa cidade”, destaca o prefeito Victor Coelho.