Integração

Ações municipais de combate à covid-19 são tema de reunião com forças de segurança

Encontro foi realizado na manhã desta sexta (15), no auditório da escola Zilma Coelho
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na manhã desta sexta-feira (15), no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, em Cachoeiro de Itapemirim, foi realizada uma reunião sobre as estratégicas adotadas pelo município para o enfrentamento do novo coronavírus (covid-19).

Participaram do encontro os representantes do Sistema de Comando Operacional (SCO), do Centro de Comando-Geral (CGO), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil. Além de relatar as medidas, a reunião também teve o intuito de fortalecer o engajamento dos setores envolvidos no combate à doença.

Na ocasião, o coordenador do SCO, Ruy Guedes, apresentou o andamento das medidas multissetoriais, desde o início da crise sanitária em Cachoeiro, tais como: restrição do funcionamento do comércio; barreiras sanitário-educativos nas rodovias de acesso à cidade e na rodoviária do município e orientações para redução de aglomerações.

Outras ações preventivas também foram destacadas, como a desinfecção de espaços públicos; regulamentação dos velórios; obrigatoriedade do uso de máscaras e a criação do “Disk Aglomerações”.

Além disso, o coordenador apresentou as medidas específicas tomadas pelas áreas de fiscalização (estabelecimentos comerciais e áreas públicas); economia (orientação e parceria com os empresários, acompanhamento do cumprimento dos decretos) e social (suporte para cadastramento no auxílio emergencial, confecção e distribuição de máscaras, concessão de cestas básicas e de kits de limpeza e de higienização pessoal e acolhimento e orientação para pessoas em situação de rua).

“Nesta reunião, nosso objetivo foi o de contextualizar, junto às forças de segurança, as ações que o município tem executado para o combate ao coronavírus; como nós temos estruturado essas atividades e quais os resultados primários, proporcionando um panorama”, explica o coordenador do SCO, Ruy Guedes.

Também estiveram presentes, no encontro, representantes do Centro de Operações Especiais de Saúde (Coes), relatando as ações específicas relacionadas à área da saúde, dentre elas, o acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados da Covid-19 e o Inquérito Sorológico.