Infraestrutura rural

Ações para recuperar estradas rurais serão ampliadas a partir deste mês

Prefeitura adquiriu novos insumos para intensificar serviços

As chuvas intermitentes, ocorridas de dezembro de 2019 a março deste ano, provocaram grandes danos nas estradas rurais de Cachoeiro, prejudicando a mobilidade das famílias do campo e o escoamento da produção rural. Para reverter essa situação, a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior intensificará, nos próximos dias, os serviços de recuperação e manutenção das vias vicinais do interior.

Serão atendidas, primeiro, as áreas com condições mais críticas, como Boa Vista, Itaoca (Usina São Miguel), Bebedouro, Tijuca, Santa Teresa, Cobiça, Pedra Lisa, Monte Líbano, Itabira, Gruta, Mangueira e Banca de Areia. “Vamos começar nessas localidades, mas os serviços chegarão a todas comunidades rurais”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

A expectativa da Semai é a de usar até 40 mil metros cúbicos de saibro, nas melhorias, até o fim deste ano. O material, que garante maior durabilidade do serviço, será adquirido a partir de Ata de Registro de Preço (a ser publicada no Diário Oficial do Município), para que o fornecedor entregue o produto de acordo com a demanda da Prefeitura, levando em conta um valor unitário pré-fixado.

“O trabalho de manutenção das estradas vicinais já vem sendo feito, mas, agora, com esse investimento, poderemos fazê-lo com escala e alcance muito maiores, para atender, com mais presteza, às necessidades urgentes relativas à infraestrutura rural”, explica Valladão, acrescentando que o solo encharcado, nos primeiros meses do ano, e, a partir de março, a dificuldade de aquisição de insumos surgidas com os primeiros efeitos da pandemia de Covid-19 também dificultaram a realização dos serviços no primeiro semestre.

“Algumas estradas estão intransitáveis, dificultando o escoamento de produtos rurais, o que eleva o custo da produção. É extremamente necessário investir na recuperação dessas vias”, complementa.

Melhorias também na área urbana

A aquisição de saibro pela Prefeitura de Cachoeiro também visa atender às demandas das secretarias municipais de Obras (Semo) e de Serviços Urbanos (Semsur). O material será usado em serviços de manutenção e melhorias de ruas sem pavimentação e na preparação do solo necessários para pavimentação de vias públicas (calçamento ou asfaltamento).