Agência reguladora

Agersa apresentará ações de 2019 em audiência pública

Ações do projeto Tratar, que visa diminuir lançamento de esgoto no rio Itapemirim, serão apresentadas
Foto: Márcia Leal

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa), responsável pela fiscalização e regulação das concessionárias dos serviços de transporte coletivo e água e esgoto, realizará, no próximo dia 28, audiência pública para apresentação de suas ações em 2019. O evento acontecerá no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci), a partir das 19h.

Na área de saneamento, a Agersa tem como objetivo apresentar, dentre outros dados, os resultados do projeto Tratar, dedicado à construção de novas redes de esgoto, retirando-as dos canais da rede pluvial. Assim, o objetivo é reduzir o lançamento de esgoto no rio Itapemirim e demais corpos hídricos, o que acaba ocorrendo, especialmente, no período chuvoso.

Em 2019, a Agersa também aprimorou o trabalho de fiscalização desse serviço por meio de: contrato de análise da água e esgoto; certificação dos índices de coleta e tratamento e fiscalização das estações de tratamento; contração de consultoria para revisão tarifária; acompanhamento de obras da rede; e verificação de campo do atendimento a demandas.

“Quem comparecer à audiência, que é realizada em cumprimento à legislação municipal, poderá conhecer melhor as medidas tomadas pela autarquia em favor da qualidade dos serviços públicos delegados às concessionárias”, lembra o diretor-presidente da Agersa, Vanderley Teodoro.

Transporte coletivo

A assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a concessionária do transporte coletivo gerou benefícios, como: aquisição de dez novos veículos nos próximos cinco anos, incluindo ônibus com ar-condicionado (em fase de testes); adequação da idade média da frota; implantação de pontos de revenda de créditos do Cartão Cidadão na região central da cidade; implantação de bilhetagem eletrônica nas linhas de Burarama e São Vicente; e publicação anual do balanço contábil.

Além disso, o índice de cumprimento de viagens subiu de 70% para 95% no último ano. “Para 2020, a Agersa já tem novos projetos importantes a serem colocados em prática, como o lançamento do aplicativo de celular Ponto Cachoeiro, voltado a informações do transporte coletivo”, completa Vanderley Teodoro.

Serviço:

Audiência pública anual da Agersa

Horário: 19h

Local: Auditório da Acisci – rua Bernardo Horta, 338, Guandu (em cima do Mercado Quincas Leão – Mercado da Pedra).