Para possíveis adequações

Agersa monitora operação do transporte coletivo após reabertura do comércio

Após a publicação dos decretos estadual e municipal permitindo a abertura do comércio a partir de quarta (22), a Agersa (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim) mantém o monitoramento do transporte coletivo em relação ao possível aumento da demanda de passageiros, a fim de adequar a quantidade de viagens ofertadas, caso necessário.

Embora ainda esteja em fase de análise, a Agersa autorizou o funcionamento do transporte coletivo com horários de domingo, de 5h às 23h, sem interrupções, como vinha sendo executado até o último dia 21. Também há reforço nos horários de pico, visando evitar passageiros de pé nos coletivos, em observação às orientações para o enfrentamento da covid-19 dadas pelos órgãos competentes.

“Orientamos à população para, se possível, evitar os horários de pico, para que não haja aglomerações dentro dos coletivos. Os horários de maior fluxo de pessoas são de 5h às 8h, de 11h às 14h e de 17h às 20h, que são os horários de entrada e saída de turnos de trabalho. Quem puder, recomendamos que utilize o transporte coletivo nos intervalos”, frisa Vanderley Teodoro de Souza, diretor-presidente da Agersa.

De acordo com Vanderley Teodoro, a fiscalização da Agersa continua acompanhando a operação do transporte coletivo in loco e por monitoramento remoto. Somente após os primeiros dias, será avaliada a necessidade ou não de algum ajuste.

“Após esse primeiro período, teremos informações mais detalhadas a respeito de registro de superlotação e aumento de quantidade de passageiros”, explica.

Vale lembrar que a Agersa continua atendendo aos usuários por meio da sua ouvidoria e, nestes dois primeiros dias, o número de reclamações se manteve estável, dentro da média habitual, sem reclamações correspondentes à atual adequação da operação.

“Em caso de qualquer descumprimento de horário ou viagens ou de superlotação, pedimos que os usuários façam o registro da reclamação na Ouvidoria da Agersa por meio dos canais oficiais”, destaca o diretor-presidente.

Os canais oficiais da ouvidoria da Agersa são: e-mail ouvidoria@agersa.es.gov.br; formulário on-line disponível no site agersa.es.gov.br e telefone (28) 99917-3262 – de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.