Agersa usa monitoramento remoto do transporte para gestão de fiscalização

Os movimentos dos coletivos armazenados no sistema podem ser consultados a qualquer tempo

A frota do transporte coletivo de Cachoeiro já conta com monitoramento remoto realizado por meio de equipamentos GPS. Os aparelhos registram em tempo real os movimentos dos coletivos e enviam as informações para o sistema de gestão veicular utilizado pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa).

Desenvolvido em parceria entre a Agersa e a Dataci, companhia municipal de tecnologia da informação, o sistema processa as informações geradas pelos equipamentos GPS instalados nos coletivos e as armazena em banco de dados para posterior análise do setor técnico da agência reguladora. As informações colhidas servem, dentre outras funções, para averiguar o cometimento de infrações relacionadas a horários, itinerários ou velocidade dos veículos.

Iniciado no final do mês de junho, o monitoramento da frota já influencia no tratamento e retorno de reclamações e informações para os usuários do transporte coletivo.

“Com os dados fornecidos pelo sistema de monitoramento, as respostas dadas ao usuário são mais precisas e em menor tempo, visto que grande parte das solicitações e reclamações são analisadas e respondidas tomando como base as informações disponíveis no sistema”, afirma o diretor-presidente da Agersa, Vilson Carlos Gomes Coelho.

O retorno ao usuário reclamante é feito por meio de e-mail ou telefone, dependendo do canal que o usuário utilizou para entrar em contato com a ouvidoria da Agersa. Neste retorno, são disponibilizadas todas as informações apuradas, inclusive, caso seja requisitado pelo usuário, os arquivos que são gerados pelo sistema de monitoramento que comprovam ou não alguma irregularidade.

“A qualidade do retorno que a Agersa pode agora dar ao usuário do transporte coletivo, com certeza, teve uma melhora exponencial, pois os técnicos passaram a ter ferramentas de controle, essenciais ao bom atendimento ao cidadão”, avalia Vilson Coelho.

Acesso em tempo real pelo cidadão

Já está em fase final de produção o aplicativo Ponto Cachoeiro, que permitirá ao usuário do transporte coletivo da cidade verificar a localização dos ônibus separadamente por linha, bem como, conferir se estão circulando dentro do horário programado. O aplicativo será disponibilizado gratuitamente para download, e poderá ser instalado em dispositivos móveis que possuem as plataformas Android e iOS.

O aplicativo Ponto Cachoeiro vai disponibilizar à população a grade de horários das linhas, as rotas, e principalmente acesso à localização dos ônibus em tempo real. Assim o usuário saberá com segurança o tempo de espera no ponto, podendo então otimizar seu tempo da forma que achar necessário.