Novidade

Alunos da rede municipal vão ganhar kit escolar e mochila em 2020

Cadernos, cola, borracha, lápis, canetinha e tesoura são alguns dos itens do kit

No início do próximo ano letivo, além de novos uniformes escolares, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro vai entregar a alunos de escolas municipais, pela primeira vez, kits com material escolar e mochilas.

Com o kit e a bolsa, serão contemplados 12.953 estudantes da pré-escola e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Já as camisas e bermudas serão entregues a todos os 22 mil matriculados.

Cadernos, cola, borracha, lápis, canetinha e tesoura são alguns dos itens que os alunos receberão, nas unidades de ensino.

A secretária municipal de Educação, Cristina Lens, ressalta que o principal objetivo é garantir melhores condições e incentivos para acesso, aprendizagem e permanência na escola.

“Com essa novidade, estamos incrementando elementos intraescolares que influem diretamente no sucesso do processo de aprendizagem do aluno e até no enfrentamento da evasão escolar”, avalia.

Ainda de acordo com a secretária, além de estar em concordância com o princípio da gratuidade do ensino, constante na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a medida também está em sintonia com notificação recomendatória do Ministério Público estadual para que as escolas não exijam a compra de materiais indicados em listas distribuídas aos alunos ou aos seus responsáveis.

De acordo com a Seme, o primeiro ano da iniciativa servirá, também, para que seja avaliada a possibilidade de expansão do projeto para turmas da creche e de 6º ao 9º ano do fundamental, nos próximos anos.

Em 2020, as aulas na rede municipal de Cachoeiro começarão no dia 4 de fevereiro.

Kit para pré-escola

Agenda escolar