Artesãs participam de workshop de empreendedorismo

Profissionais recebem instruções sobre o tema e realizam dinâmicas de grupo

Cerca de 60 artesãs participam de um workshop gratuito de empreendedorismo organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) de Cachoeiro. A atividade de capacitação acontece nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), das 14h às 17h, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci), no bairro Guandu.

O workshop é ministrado por Leandro Mascarelo, gerente de Ciências, Tecnologia e Empreendedorismo da Semdec. Durante a formação, as artesãs têm a oportunidade de aprender um pouco mais dos conceitos de empreendedorismo e estratégias de vendas, além de participar de dinâmicas de grupo que estimulam o conhecimento na prática.

“O mercado está cada vez mais concorrido, e nós estamos estimulando as profissionais de artesanato a trabalhar melhor a respeito do que faz o seu trabalho se destacar, o que ele precisa ter de diferente em relação aos concorrentes. E está sendo um sucesso”, explicou Leandro.

Sirlei Alves de Souza é artesã há 57 anos e trabalha principalmente com peças que remetem a canções de Roberto Carlos. Para ela, o workshop está sendo um momento para aprender coisas novas de uma forma mais leve. “É muito bom saber um pouco mais sobre como inovar e ter ideias diferentes. Tem sido muito interessante e, com a dinâmica, também muito divertido”, comentou.

Também artesã e proprietária de uma pousada, Prudenciana Frade foi outra participante a aprovar a capacitação. “O workshop tem tudo a ver como o meu trabalho, que exige muita atitude empreendedora, e a metodologia do Leandro é muito boa”, disse.

Incentivo ao artesanato

O workshop faz parte de uma série de ações da prefeitura voltadas ao fortalecimento do artesanato em Cachoeiro. No ano passado, foi realizado um cadastramento dos artesãos do município. Posteriormente, houve trabalhos de qualificação, como a oficina “Estratégias de Marketing para Artesãos” e uma palestra sobre formação de cooperativas e associações.