Combate à Covid-19

Barreiras sanitárias em Cachoeiro já abordaram mais de 20 mil pessoas

Pontos de acesso ao município são escolhidos para o desenvolvimento da ação
Foto: Márcia Leal/ PMCI

Nesta terça-feira (9), Cachoeiro ultrapassou a marca de 20 mil pessoas abordadas nas barreiras sanitárias e educativas que a Prefeitura tem realizado, em rodovias de acesso ao município, como forma de combater o avanço da Covid-19.

Em um mês, cerca de 15 mil veículos foram parados nesses pontos, para que condutores e passageiros tivessem a temperatura aferida – ação para identificar pessoas com febre, um dos sintomas da doença – e recebessem orientações sobre prevenção e tratamento e materiais informativos e de higiene.

A ação é realizada de segunda a sábado, das 8h às 11h, na BR 482 (Cachoeiro X Safra), em frente ao Horto União; em dias alternados, em pontos como a Rodovia ES 489, no bairro Aeroporto (Cachoeiro X Atílio Vivácqua); ES 164 (duas, em frente às empresas Magban e Polita, respectivamente); na ES 488 (também duas, próximo ao Frade e logo após o Centro de Detenção Provisória, respectivamente); na ES 482 (mais duas, em Duas Barras e no Posto Rodoviário de Coutinho, respectivamente) e na ES 393 (em frente ao Clube Passarinheiro).

O trabalho é realizado por servidores das secretarias municipais de Saúde (Semus), Desenvolvimento Urbano (Semdurb), Segurança (Semseg) e Esporte e Lazer (Semesp), com apoio da Polícia Militar.

“São mais de 20 mil pessoas que estão mais conscientes sobre como prevenir o contágio pelo novo coronavírus, o que contribui para o evitar o aumento dos casos não apenas em Cachoeiro, mas, também, na nossa região, uma vez que grande parte desse contingente é oriundo de cidades vizinhas”, avalia o coordenador do Sistema de Comando de Operações (SCO) de combate à Covid-19 em Cachoeiro, Ruy Guedes.

Rodoviária e interior

A Secretaria Municipal de Saúde também realiza barreiras na rodoviária de Cachoeiro, no bairro Gilberto Machado, para orientar passageiros sobre prevenção à Covid-19 e identificar os que apresentem sintomas gripais. Assim como nas barreiras das rodovias, os sintomáticos são orientados a procurar os serviços de saúde para uma avaliação clínica.

A Prefeitura ainda tem promovido atividades de conscientização no interior do município. No início deste mês, mais de 60 comunidades foram visitadas por servidores em ações educativas e o distrito de Itaoca recebeu uma barreira sanitária.

Programação das barreiras sanitárias nos próximos dias (das 8h às 11h)

Quarta-feira (10)

Rodovia 482 – Em frente ao Horto União

Rodovia Gumercindo Moura Nunes – Em frente à empresa Polita (sentido Cachoeiro)