Notícias

Controle da doença

Busca ativa de casos de Covid-19 já foi realizada em dez comunidades

Foram realizados, até o momento, 150 testes rápidos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nove bairros e um distrito de Cachoeiro já receberam o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), para busca ativa de pessoas que podem estar infectadas com o novo coronavírus.

As equipes responsáveis visitaram 80 residências de pessoas hospitalizadas com suspeita ou confirmação de Covid-19 e de moradores que apresentam ou apresentaram sintomas gripais e recebem acompanhamento da secretaria.

Foram entrevistados 273 pacientes e realizados 150 testes rápidos (sorológicos), sendo 97 negativos e 53 positivos. Nas abordagens, é reforçada a orientação sobre a importância do isolamento social para diminuir a propagação da doença no município.

Foram visitados os bairros Agostinho Simonato, Jardim Itapemirim, Monte Cristo, Amarelo, São Luiz Gongaza, BNH de Cima, Vila Rica, Aquidaban, São Francisco de Assis e o distrito de Conduru.

“Essa é uma ação complementar ao inquérito sorológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que foi desenvolvido em Cachoeiro com apoio da nossa equipe e aplicou 1600 testes rápidos, em quatro etapas, para rastreamento dos casos de Covid-19”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Ela salienta que o trabalho de busca ativa, que será constante durante o período de pandemia, contribui para a formulação das estratégias de enfrentamento. “Esse trabalho é uma ferramenta que nos direciona para tomada de decisões diante dos cenários epidemiológicos no município, visando ao controle do avanço da doença”, complementa.