Cachoeiro amplia barreiras sanitárias e educativas

Caminhoneiros foram alvo de ação nesta quinta (7); barreiras serão feitas nas divisas do município
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está ampliando o trabalho com barreiras sanitárias e educativas no município, medida de combate à Covid-19 determinada pelo governo estadual. Diariamente, serão colocadas barreiras em pelo menos um dos seis pontos de acesso ao município, havendo medição da temperatura de condutores – com recomendação para que procurem atendimento de saúde, quando for o caso – e distribuição de materiais educativos.

Nesta sexta-feira (8), das 8h às 11h, haverá barreiras na rodovia ES 482 (Cachoeiro x Safra), próximo ao antigo Horto União, e na rodovia ES 164 (Cachoeiro X Vargem Alta), próximo a uma empresa de rochas ornamentais. Na próxima segunda-feira (11), outros dois pontos de divisa entre Cachoeiro e outros municípios receberão as ações.

O trabalho será realizado por servidores das secretarias municipais de Saúde (Semus), Desenvolvimento Urbano (Semdurb), Segurança (Semseg) e Esporte e Lazer (Semesp), com apoio da Polícia Militar.

Na manhã desta quinta-feira (7), a Semus já realizou ação de vacinação contra influenza e de prevenção à Covid-19 direcionada a caminhoneiros, ocorrida no pátio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Safra – o trabalho aconteceu em parceria com ECO 101, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) e a própria PRF. Há, também, barreiras sanitárias da Semus na rodoviária municipal e no terminal da avenida Beira Rio.

“Quando houver o inquérito sorológico, que está previsto para a próxima semana, também deveremos fazer barreiras sanitárias entre bairros, dentro do próprio município. Estamos ampliando esse trabalho preventivo a cada dia, seguindo um planejamento prévio”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

“A equipe multissetorial da prefeitura, no combate à Covid-19, que envolve Centro de Comando-Geral (CCG), Sistema de Comando de Operações (SCO) e Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), está atuando com muita firmeza e buscando um aprimoramento constante. Porém, para que tudo isso tenha efeito, é preciso que cada cidadão faça a sua parte, respeitando o distanciando social e adotando as medidas de higiene”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Ação com caminhoneiros

Cerca de 120 caminhoneiros que passaram pela BR 101, na Safra, na manhã desta quinta-feira, participaram da ação educativa e de prevenção ao novo coronavírus. Eles passaram por uma triagem, com medição de temperatura com termômetro digital infravermelho – que permite checagem à distância – e receberam kits com álcool em gel, máscaras, luvas e material orientativo. Além disso, 80 motoristas que ainda não haviam sido imunizados contra influenza também receberam a vacinação.

Caminhoneiro há 20 anos, Leonardo Coelho foi um dos que passou pelo local. “Para nós, motoristas, que trabalhamos em rodovias, está sendo muito útil, porque não acessamos as cidades e nem sempre conseguimos ir até o posto de saúde, ainda mais nesta crise. Gostei muito desta ação e agradeço por esta força aos caminhoneiros”, disse.

“Eu já estava viajando de máscara, tomando os cuidados básicos, mas aqui consegui me vacinar, medir minha temperatura e recebi algumas orientações. Estão de parabéns por todo cuidado e pela iniciativa”, afirmou o caminhoneiro Leandro Oliveira.