Cachoeiro é destaque em evento nacional sobre tecnologia BIM no setor público

Município foi convidado a relatar, no 4º BIMDAY, a experiência na implantação da metodologia
Foto: Divulgação

Cachoeiro de Itapemirim foi destaque em uma das palestras do 4º BIMDAY Pernambuco, evento nacional sobre a implementação da metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção, em português) no setor público, realizado em Recife, nesta terça-feira (3). O município foi o primeiro do Brasil a instituir um decreto, em setembro, para implementação dessa metodologia inovadora em nível local.

O BIM envolve a construção de edificações com softwares que armazenam informações em um modelo virtual. Desse modo, ao planejar a construção de uma nova unidade de saúde, por exemplo, é possível se antecipar a imprevistos com testes para verificação da confiabilidade e resolução de conflitos entre as áreas envolvidas (estrutura, rede elétrica, hidráulica, entre outros).

Mesmo após o término da construção, é possível armazenar, por exemplo, informações sobre o atendimento de um paciente em determinada unidade de saúde, ajudando no direcionamento de ações para a área. Todos os dados armazenados sobre a edificação (como o tipo de materiais utilizados) servem como base para obras de manutenção posteriores.

Atualmente, Cachoeiro conta com um Comitê Gestor da Estratégia Municipal de Disseminação do BIM, que trabalha na implementação da metodologia. Também estão sendo preparados os processos licitatórios para adquirir os softwares necessários.

“A nossa participação, nesse evento, foi muito importante para destacar Cachoeiro, nacionalmente, como um município inovador e para trocar experiências. A implementação dessa metodologia é um processo gradativo, pois envolve não apenas tecnologia, como também novos procedimentos. Esse trabalho, certamente, dará muitos frutos”, destaca o secretário municipal de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória, um dos responsáveis pela apresentação do trabalho desenvolvido em Cachoeiro no 4º BIMDAY Pernambuco.