Videomonitoramento

Cachoeiro implanta sistema digital para identificação de aglomerações

Nova ferramenta contribuirá para mapear os locais com mais ocorrências e fortalecer fiscalização
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim deu início, na última sexta-feira (19), à identificação de aglomerações por meio de um sistema digital. Foi implantado um novo software, que utiliza imagens captadas pelas câmeras de videomonitoramento do município para calcular o número de pessoas presentes em espaços urbanos.

A adoção do novo sistema, operado por servidores que atuam no Centro de Comando-Geral (CCG) para enfrentamento à Covid-19 em Cachoeiro, tem como objetivo complementar o monitoramento do índice de isolamento social realizado pelo governo estadual – que leva em consideração dados repassados pelas operadoras de telefonia.

A cada uma hora, o software, utilizado pela prefeitura por meio cooperação técnica com a empresa responsável, gera relatórios do número de pessoas que passaram pelos diversos locais captados pelas câmeras, com os horários específicos em que essas pessoas transitaram. É possível, ainda, estabelecer um índice de isolamento social geral diário a partir dos dados coletados.

Software calcula número de pessoas a partir de videomonitoramento

Além disso, a ferramenta também permite captação de dados a partir de outros dispositivos, como câmeras de celular. Caso um fiscal identifique alguma ocorrência de aglomeração em uma rua ou estabelecimento, por exemplo, ele poderá utilizar o seu próprio aparelho móvel para captar as imagens que serão utilizadas para calcular o número de pessoas naquele local específico.

“Ainda estamos iniciando o processo de implementação dessa nova ferramenta, que será bastante útil para mapear os locais em que há maior ocorrência de aglomerações e fortalecer o trabalho de fiscalização”, explica o coordenador do Sistema de Comando Operacional (SCO) para enfrentamento à Covid-19 em Cachoeiro, Ruy Guedes.

“O monitoramento feito pelo governo estadual continua sendo imprescindível para identificar a porcentagem da população que está aderindo ao isolamento social. O que estamos fazendo, dentro do nosso papel como município, é aprimorar esse trabalho localmente. Cabe ressaltar, mais uma vez: o combate à pandemia é dever de todos, não apenas do poder público”, completa o prefeito Victor Coelho.