Cachoeiro planeja cuidados a serem adotados nas escolas na volta às aulas

Uma comissão intersetorial vai trabalhar no planejamento das medidas
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro criou uma comissão intersetorial para planejar cuidados e medidas a serem adotados no retorno, ainda sem data definida, às atividades presenciais na rede municipal de educação. As aulas estão suspensas, desde março, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Formada por representantes das secretarias municipais de Educação (Seme), de Saúde (Semus) e de Desenvolvimento Social (Semdes), a comissão realizará encontros on-line para discutir protocolos de trabalhos intersetoriais que deverão ser seguidos em todas as escolas.

A primeira reunião do grupo será realizada nesta sexta-feira (19). Nos encontros, serão abordados temas como o retorno gradual dos estudantes; a aquisição de equipamentos de proteção – álcool em gel, medidores de temperatura, máscaras de proteção e máscaras de acrílico; a higienização regular dos espaços escolares; o distanciamento social entre os alunos nas salas de aula; as medidas a serem adotadas nas recreações; o planejamento das atividades de ensino-aprendizagem, dentre outros.

A comissão deverá elaborar planejamentos de cunho pedagógico, psicológico e social, que tenham o objetivo de auxiliar os alunos a se adaptarem à nova rotina, para preservar a saúde da comunidade escolar. O grupo também deverá monitorar as ações, em todas as escolas, quando elas tiverem início.

“As escolas deverão estar preparadas para receber, de forma segura, os alunos e toda a equipe educacional. É uma nova realidade que estamos vivendo e a rede municipal de educação precisa se adaptar a ela, sem prejudicar o processo de ensino e aprendizagem”, explica a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

Implementação do Currículo do Espírito Santo

Profissionais da Seme, juntamente com os de outras secretarias municipais, da Secretaria Estadual de Educação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), também trabalham na elaboração de ações conjuntas para implementação do Currículo do Espírito Santo – Ensino Fundamental, após o retorno das aulas.

“Entendemos a importância do envolvimento de várias redes e, por isso, contribuímos por meio de nossas experiências para a construção de um material contextualizado e pensado nas diferentes realidades”, explica Cristina Lens.