Mais de R$ 3 mihões

Cachoeiro receberá recursos extras para combate à Covid-19

Verba será aplicada na compra de materiais, insumos e pagamento de profissionais de saúde
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim receberá, nas próximas semanas, R$ 3.169.785 de recursos extras, para investimento no combate à Covid-19 e nas demais ações da área durante a pandemia. A verba, parte dela oriunda de emendas parlamentares, está prevista na Portaria 1.666, do Ministério da Saúde, publicada na semana passada.

O recurso extra deverá ser aplicado na aquisição de: insumos, sobretudo, oxigênio medicinal; de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas, máscaras e protetores faciais;de testes rápidos de Covid-19; de medicações (para doenças diversas); além de pagamento aos profissionais de saúde, levando em conta que houve novas contratações por conta da pandemia.

A Semus também será beneficiada com R$ 1,8 milhão dos R$ 3 milhões destinados ao município para saúde e assistência social, por meio do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, previsto na Lei Complementar 173/2020.

“Esses recursos federais são muito importantes para Cachoeiro. Além da Covid-19, as outras demandas da área da saúde continuam, fazendo com que os gastos na área sejam muito maiores do que o esperado inicialmente”, comenta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

“Diante da forte queda na arrecadação municipal, esses recursos federais se mostram muito bem-vindos. Continuamos trabalhando firmes para superar essa fase tão desafiadora”, destaca o prefeito Victor Coelho.