Acesso a cestas básicas

Centro de Referência da Juventude ajuda instituições a se cadastrem no ES Solidário

O Centro de Referência da Juventude (CRJ), da Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro (Semdes), está auxiliando organizações que desenvolvem projetos sociais com jovens do município a se cadastrarem no ES Solidário, programa do governo estadual que disponibiliza cestas básicas durante a pandemia.

As entidades que se cadastram recebem as doações para repassá-las às famílias de jovens que vivem em locais com grau elevado de vulnerabilidade social ou com maior possibilidade de propagação da Covid-19.

Até o momento, já foram entregues 80 cestas de alimentos para participantes do Grupo Pedra – Juventude e Diversidade, do Espaço Criança Feliz e do Fórum Municipal da Juventude.

De acordo com o CRJ, o cadastramento foi feito levando em consideração, primeiramente, as entidades que fazem parte do Conselho Municipal da Juventude. Posteriormente, outras entidades foram orientadas a se cadastrar.

Para realizar o cadastro, informa o CRJ, basta acessar o portal coronavirus.es.gov.br/ESsolidario e preencher as informações necessárias, como tipo de organização (coletivo, entidade, grupo ou movimento), nome, CNPJ, telefone e data de fundação ou início das atividades da organização.

As cestas de alimentos chegam no endereço cadastrado e os responsáveis pela entidade as entregam para as famílias vinculadas ao grupo, seguindo as orientações de higiene, por conta da Covid-19.

O CRJ também acompanha e presta contas, ao programa ES Solidário, das cestas que foram entregues.

“Se tornou um desafio para as políticas públicas de cidadania, em especial da juventude, durante a pandemia, encontrar uma forma de continuar atuando. O programa ES Solidário foi um dos caminhos que encontramos para seguir contribuindo com a juventude do município”, afirma o gerente do CRJ, Thiago Tognere.

“Além das ações que temos realizado para assistir as famílias em situação de vulnerabilidade social nesse cenário tão difícil gerado pela pandemia, também buscamos somar forças, com diversos parceiros, para que possamos contribuir com o maior número possível de pessoas”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.