Notícias

Confira

Centros culturais de Cachoeiro oferecem opções de turismo e lazer no verão

Exposição "Memória das Bordadeiras de Burarama" é um dos destaques
Foto: Matheus Rocha/PMCI

Os espaços públicos e centros culturais de Cachoeiro de Itapemirim apresentam boas opções de lazer, cultura e entretenimento gratuitos no verão. Entre os destaques está a programação do projeto “Verão 2020: Viva Cachoeiro de Itapemirim”.

No próximo dia 16, acontecerá o sarau “Braganiano: as estrelas que nós amamos”, às 19h, na Casa dos Braga, localizada na rua Vinte e Cinco de Março. A atividade inclui apresentação musical com Amélia Barreto e uma roda de conversa com escritoras capixabas, com a temática: “A importância da mulher na literatura contemporânea”. A atividade faz parte das ações pré-Bienal Rubem Braga 2020.

No dia 23 de janeiro, será a vez do evento “Cachoeiro canta o rei”, em homenagem ao cantor Roberto Carlos, ícone cachoeirense, considerado o maior nome da música popular brasileira. O evento será na Casa de Cultura Roberto Carlos, no bairro Recanto, com apresentação do grupo 028 Band, que toca jazz e MPB.

Além de serem palcos desses eventos, a Casa dos Braga e a Casa de Cultura Roberto Carlos também estão disponíveis para visitação do acervo permanente. Elas ficam abertas de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h.

Outra opção é a Sala de Exposições Levino Fanzeres, que fica no térreo do Palácio Bernardino Monteiro, na praça Jerônimo Monteiro. Até o próximo dia 28 de fevereiro, poderá ser visitada a exposição “Memória das Meninas Bordadeiras de Burarama”. O espaço está aberto a visitação de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 18h.

Há, ainda, o Museu Ferroviário Domingos Lage (rua Coronel Francisco Braga, Centro), que possui um rico acervo de fotografias, documentos e móveis que ajudam a contar a história das atividades ferroviárias do município. O espaço fica aberto de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 7h30 às 13h30.

Murais artísticos

Alguns muros de Cachoeiro ganharam painéis artísticos recentemente. É o caso do mural “Trilhos da História”, um painel com pinturas em homenagem a ícones cachoeirenses, que fica na Linha Vermelha, próximo ao Museu Ferroviário Domingos Lage, centro da cidade. Inaugurado em novembro passado, o muro é formado por quatro telas e com, aproximadamente, 52 metros de extensão e 6 metros de altura, e recebeu intervenções dos artistas cachoeirenses Rudson Costa e Jeferson Braga Martins, além de Starley Bonfim Silva, de Vitória, que foram selecionados por meio do resultado do edital lançado pela Semcult.

Já na rua Rui Barbosa, Centro (descida do Banco do Brasil), está localizado o mural artístico em homenagem à artista cachoeirense Luz Del Fuego, inaugurado em março de 2019. A obra é de Rudson Costa, e seu projeto foi contemplado pela Lei Rubem Braga (de incentivo à cultura no município).

Aplicativo e guia de turismo

Aqueles que desejarem ficar mais por dentro das atrações, eventos, locais e estabelecimentos turísticos de Cachoeiro podem contar com o aplicativo de celular “Descubra Cachoeiro” e com o guia “Vem pra Cachoeiro”. Disponível para download em Android e iOS, o aplicativo possibilita acesso a dados e orientações para locais de visitação, conectando o usuário ao Google Maps, indicando a rota correta para acesso aos lugares desejados. Já o guia está disponível para baixar a versão digital no site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br). O guia conta com textos e fotografias de pontos turísticos, patrimônios históricos e naturais, e outros acervos culturais.

Para melhor orientar os visitantes, Cachoeiro também conta com o Centro de Informação ao Turista (CIT), localizado no prédio do Museu Ferroviário, e que funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h.

“Cachoeiro é uma cidade de grande produção cultural e de grande demanda por cultura. A manutenção dos centros culturais e a realização de todas essas ações vêm ao encontro do compromisso que temos com esta realidade” ,ressalta a secretária de Cultura e Turismo do município, Fernanda Martins.