Ampliação

Comunidades do interior ganham nova rede de água tratada

Imóveis da região de Retiro receberão visitas semana que vem; obras seguem em outros locais
Foto: Divulgação/BRK Ambiental

Com investimento da Prefeitura de Cachoeiro, a concessionária dos serviços de água e esgoto do município finalizou as obras de extensão de 7.067 metros de rede água tratada entre as localidades de Retiro e Safra. As visitas aos imóveis da região para iniciar o trabalho de ligação à nova rede deverão ser realizadas de terça (19) a sexta-feira (22) da semana que vem. No total, poderão ser beneficiadas 50 residências, 15 indústrias e cinco estabelecimentos comerciais.

Para que o imóvel seja ligado à rede de água tratada, é preciso que o proprietário formalize o pedido junto à concessionária, o que poderá ser feito durante as visitas. Será preciso ter em mãos documentos que comprovem a titularidade do imóvel: recibo de compra e venda ou escritura; cópia do CPF e de um documento de identidade do proprietário.

A ampliação da rede de água tratada, que abrange seis localidades, foi possibilitada com a incorporação de áreas ao contrato de concessão dos serviços de água e esgoto, efetivada por meio de termo aditivo assinado pela Prefeitura de Cachoeiro. O objetivo é levar água tratada para regiões do interior, atualmente, abastecidas com caminhões-pipa ou mananciais locais.

Nesta semana, foram iniciadas as obras de ampliação da rede na localidade de Morro Grande (Monte Líbano), que ganhará 2.167 metros de rede. Também já houve construção de parte dos 8.839 metros de nova rede em Timbó I e estão em andando as intervenções na localidade de Km 9, no distrito de Conduru (5.152 metros de nova rede). Em breve, será iniciado o trabalho em Alto Gironda (735 metros de rede). A previsão é de que todas as intervenções sejam concluídas até o fim de 2020.

“Mesmo em meio à pandemia, as obras continuam. A concessionária está entrando em contato com os moradores da região de Retiro. Os atendentes farão as visitas, devidamente, identificados e tomando todos os cuidados sanitários”, afirma o diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) Vanderley Teodoro de Souza.

“Essas extensões de rede de água tratada são uma demanda muito importante dessas comunidades rurais, que terão um grande avanço em qualidade de vida. Com todos os grandes desafios atuais, estamos conseguindo avançar em obras essenciais para a população”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Ampliação

As obras de ampliação de rede água tratada tiveram início em setembro de 2019. Para a execução, a Prefeitura de Cachoeiro optou pela modalidade de subvenção para investimentos, que desonera o valor orçado pelo prestador de serviços, devido à não incidência de tributos sobre os custos das obras – resultando na redução do orçamento da obra à metade. Os trabalhos são acompanhados pela Secretaria Municipal de Obras.