Confira orientações para melhor uso do Portal Covid-19 Cachoeiro

Número de casos,ocupação de leitos e contratos emergenciais são alguns dos dados disponíveis
Foto: Divulgação/PMCI

Está mais fácil, para os moradores de Cachoeiro, o acesso a informações oficiais sobre a situação da Covid-19 no município. Elas foram reunidas, pela Prefeitura, em uma única plataforma, o Portal Covid-19 (www.cachoeiro.es.gov.br/covid19), lançado na última semana.

Os dados da página, que foi desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci), são atualizados, diariamente, por meio de integração com as ferramentas usadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Sistema de Comando de Operações (SCO) de enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Cachoeiro.

Estão disponíveis, por exemplo, os números de casos confirmados, curados, monitorados e de óbitos. Também é possível conferir a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intenso (UTI) e de enfermaria dos hospitais, que estão atendendo os pacientes no município. Além disso, o portal também apresenta o grau de risco vigente para pandemia e notifica a porcentagem de isolamento social alcançada, em Cachoeiro.

Confira orientações para melhor utilização do Portal:

Casos confirmados

Nesta aba, é possível conferir o número de casos positivos da doença, atestados por exames laboratoriais. Ao clicar nesse botão, a pessoa pode verificar os casos por bairro, por gênero e quantos precisaram passar por internação.

Casos curados

Nesta área, o cidadão tem acesso ao número de pessoas que se recuperaram da doença, de acordo com as autoridades sanitárias, além de verificar os casos curados por bairro, por gênero e quantos passaram por internação. Também é informado, nesse botão, o percentual de curados dentre os casos confirmados. Nesta segunda-feira (15), essa taxa é de 52%.

Pacientes monitorados

Neste espaço, é apresentado o número de casos suspeitos – pessoas com sintomas da doença que procuraram serviços de saúde – monitorados pela Semus. Depois de atendidos, esses pacientes passam a ser acompanhados por telefone, para verificação da evolução dos sintomas. Caso o quadro clínico do paciente se agrave, a equipe o orienta a procurar a Unidade de Saúde Básica mais próxima ou o Pronto Atendimento do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes, no Baiminas.

Clicando no botão “Monitorados”, o internauta tem acesso aos casos monitorados por bairro.

Óbitos

Esta aba apresenta o número total de mortes provocadas pela Covid-19, bem como o percentual da letalidade em relação aos casos confirmados. Clicando, no botão, verificam-se os casos por bairro e por gênero.

Ocupação de leitos de UTI

Nesta área, o cidadão tem a possibilidade de verificar a quantidade e os índices de ocupação geral dos leitos de UTI e enfermaria dedicados ao tratamento da Covid-19, por hospital (rede público-filantrópica e privada). Os dados são informados pelos próprios hospitais.

Plano de Contingência

Está disponível, também, o Plano de Contingência Municipal para Infecção Humana pelo novo coronavírus. No documento, o cidadão pode consultar as medidas e ações adotadas pelo município durante a pandemia e saber como a rede básica está organizada para melhor atender a todos.

Contratos Emergenciais

O Portal apresenta, ainda, uma aba onde estão disponíveis as aquisições de equipamentos e contratações de serviços emergenciais feitas pela administração municipal, para o enfrentamento do novo coronavírus. No espaço, o cidadão pode verificar valores, data da aquisição e se os contratos estão vigentes ou não.

Atividades Econômicas

Nesta área, é possível conferir os dias e horários de funcionamento das atividades econômicas do município, conforme regramento (decretos municipais) vigente. O cidadão pode visualizar as informações por categorias de comércio, como por exemplo, setores de calçados, atacadistas, eletrônicos, farmácias, dentre outros.

Disk Aglomeração

Também está disponível o link para o Disk Aglomeração, por meio do qual a pessoa pode fazer denúncias de situações de ajuntamento indevido de pessoas. Para isso, basta preencher as informações solicitadas pelo formulário. Os dados fornecidos ajudam a Prefeitura a mapear as ocorrências, para formulação de estratégias de combate às aglomerações. O serviço também pode ser usado a partir do telefone 153.

Legislações

Nesta área, o cidadão tem acesso a todas as legislações publicadas referentes às ações municipais, estaduais e federais de enfrentamento ao novo coronavírus. Estão disponíveis, para visualização, decretos, medidas provisórias e portarias estabelecidas pelas três esferas de poder.