Alto União

Confira serviços já confirmados para 2ª edição do Transforma Cachoeiro

Ações acontecerão nos dias 25 e 26, com mais de 60 serviços
Foto: Thiers Turini/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro realizará, na próxima semana, o segundo mutirão de atendimentos do programa Transforma Cachoeiro, na região do bairro Alto União. O evento acontecerá na escola municipal Monteiro Lobato, no dia 26, das 9h às 15h, com mais de 60 serviços públicos oferecidos, e haverá, também, uma ação especial, no dia 25, no campo do São Brás, no bairro Álvaro Tavares.

Dentre os serviços já confirmados estão consultas e testes rápidos de saúde, atendimento para confecção de carteira de identidade, direcionamento a programas sociais, atendimento informativo sobre o Minha Casa Minha Vida, orientações sobre abertura de novos negócios e microcrédito, oficinas culturais e educativas, atividades de esporte e lazer e vários outros.

O primeiro mutirão do programa, que visa levar serviços públicos a regiões do município com maior número de demandas, foi realizado em 28 de setembro, no Village da Luz. Na ocasião, foram feitos cerca de 9 mil atendimentos. Além disso, entre setembro e o início de outubro, 35 vias públicas da região receberam intervenções em infraestrutura, e espaços de esporte e lazer foram reformados. Ações de limpeza urbana e troca de lâmpadas de postes também tiveram reforço.

“Com a ação especial do dia 25, teremos a possibilidade de atender melhor a demanda dos moradores do entorno do Alto União. O trabalho na região já começou, com melhorias em diversas ruas e reforma em praças e outros espaços”, afirma o secretário municipal de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória, coordenador do programa.

“Teremos todos as secretarias e órgãos públicos trabalhando, além de instituições parceiras. Tivemos um ótimo mutirão no Village da Luz e seguimos para o Alto União com muita energia para atender mais comunidade”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Transforma Cachoeiro – Alto União
Quando: 25 e 26/10 (sexta e sábado)
Locais: campo do São Brás (rua Francisco Chagas de Souza, Álvaro Tavares – dia 25) e escola municipal Monteiro Lobato, Alto União (dia 26)

Serviços já confirmados:

Dia 25

Desenvolvimento Social: cadastro e informações sobre Acessuas Trabalho, Cras, Creas, Cadastro Único, Bolsa Família, Tarifa Social de Água e Esgoto, Passe Livre, Benefícios Eventuais, Direitos Humanos.

Ouvidoria Geral do Município (156): orientação e conscientização junto à comunidade.

Saúde: aferição de pressão, teste de glicemia, DST/HIV (teste e aconselhamento), testes para sífilis e hepatites B e C, atendimento de odontologia (práticas de prevenção e entrega de kits de saúde bucal), atendimento médico.

Desenvolvimento Econômico: Sala do Empreendedor Itinerante e atendimento Nossocrédito Itinerante.

Procon: atendimento ao consumidor.

Dia 26

Agersa: ouvidoria (saneamento e transporte público).

Saúde: Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf), aferição de pressão, teste de glicemia, vacinas, atendimento psicológico, atendimento de Serviço Social, fisioterapia, DST/HIV (teste e aconselhamento), testes para sífilis e hepatites B e C, atendimento de odontologia (práticas de prevenção e entrega de kits de saúde bucal), atendimento com nutricionista, atendimento médico e confecção de Cartão do SUS.

Esporte e Lazer: aula de zumba, prática de slackline, jogos e brincadeiras, aferição de IMC.

Segurança: Guarda Mirim e apresentação dos serviços da Ronda de Prevenção Escolar, Ronda Ostensiva Municipal, Ronda de Apoio à Família, educação de trânsito e Defesa Civil.

Desenvolvimento Urbano: atendimento informativo sobre cadastro no programa Minha Casa, Minha Vida e sobre regularização fundiária.

Meio Ambiente: oficinas educativas de reaproveitamento de materiais usados e de reaproveitamento de óleo de cozinha, ouvidoria para registro de denúncia ambiental.

Cultura e Turismo: Projeto Pé de Livros (contação de histórias), recreação e apresentação de mágicas (Palhaço Beleza), pintura facial, apresentação de street dance, apresentação de forró pé de serra e cosplay Hulk e L.O.L Diva.

Educação: teatro de fantoches, pintura em tela, resgate de brincadeiras antigas, oficina de leitura e contação de histórias e jogos pedagógicos inclusivos.

Administração: palestras sobre saúde da mulher (Outubro Rosa) em parceria com a empresa Innovar.

Procon: atendimento ao consumidor.

Fazenda: orientações sobre IPTU.

Casa do Cidadão: atendimento para confecção de carteira de identidade