Regionais I e II

Conselhos Tutelares já fizeram mais de mil atendimentos na pandemia

O órgão tem a missão de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes
Foto: Márcia Leal /PMCI

Desde março, quando teve início o isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, mais de 1,3 mil atendimentos foram feitos pelas duas regionais do Conselho Tutelar de Cachoeiro, órgão que tem a missão de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

Na Regional I, denúncias de casos de violência doméstica foram recorrentes dentre os mais de 600 atendimentos realizados, que também incluíram apoio para requisição de certidões de nascimento, acompanhamento da vida escolar de alunos, entre outros serviços.

“Algumas denúncias, por sua gravidade, são informadas ao Ministério Público e até judicializadas na Vara da Infância e Juventude. A população precisa ter um olhar atento, pois, neste período sem aulas presenciais, perdemos um grande aliado na detecção dessas violências, que é a escola”, frisa a coordenadora Nazaré Silveira.

Já na Regional II, foram 702 atendimentos. Maus tratos, conflitos familiares relacionados à guarda compartilhada e denúncia de suposto abuso sexual figuraram entre as ocorrências.

“Estamos vivendo um ano atípico, com as crianças em casa.  Pedimos que a sociedade continue atenta e que as famílias continuem olhando para a criança como um ser em desenvolvimento, que precisa de cuidados, carinho e atenção. É importante, mesmo nas dificuldades, que continuem garantindo seus direitos”, ressalta o coordenador da Regional II, Jessé Martins.

“O Conselho Tutelar é de extrema importância. Com o aumento dessas denúncias, observamos que a população está atenta quanto aos comportamentos inadequados que violam os direitos de crianças e adolescentes. O conselho mantém um diálogo com as famílias, facilitando a verificação e orientação necessária para encaminhamento de cada caso”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.

Conselho Tutelar em Cachoeiro

Regional I
Endereço: Rua Ronilson Rodrigues, 19 – Monte Cristo.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h; plantão 24h por telefone
Telefone: (28) 3526-8751 / (28) 98814-3507 (plantão 24h)

Bairros e distritos atendidos: Aeroporto, Boa Vista, Ruy Pinto Bandeira, Marbrasa, Central Parque, Dr. Luiz Tinoco da Fonseca, Coramara, Dr. Gilson Carone, Waldir Furtado Amorim, Caiçara, Agostinho Simonato, Parque Laranjeiras, Boa Esperança, São Lucas, Monte Cristo, Alto Monte Cristo, Jardim América, São Francisco de Assis, Jardim Itapemirim, IBC, Maria Ortiz, Estelita Coelho Marins, Othon Marins, Nova Brasília, Zumbi, Campo Leopoldina, Burarama, Pacotuba, Coutinho, Conduru, São Vicente, Itaoca e Córrego dos Monos.

Regional II
Endereço: Rua Joubert Alves Ayub, 48/50 – Ilha da Luz.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h; plantão 24h por telefone
Telefone: (28) 3155-5284 / 5002 / (28) 98814-3515 (plantão 24h)

Bairros e distritos atendidos: Elpídio Volpini (Valão), Teixeira Leite, Vila Rica, Ilha da Luz, Santo Antônio, Guandu, Basiléia, Recanto, Centro, Dr. Gilberto Machado, Sumaré, Amarelo, Alto Amarelo, Amaral, Baiminas, Arariguaba, Bela Vista, Presidente Arthur Costa e Silva, Nossa Senhora da Glória, Álvares Tavares (União), Monte Belo, Alto União, Paraíso, São Geraldo, Rubem Braga, Village da Luz, Bom Pastor, Fé e Raça, Alto Novo Parque, Nossa Senhora de Fátima, Novo Parque, Santa Cecília, Abelardo Ferreira Machado, Nossa Senhora da Penha, Ferroviários, Ibitiquara, Santa Helena, Nossa Senhora Aparecida, Independência, Alto Independência, São Luiz Gonzaga, Coronel Borges, Aquidaban, Tijuca, Safra, Gironda, Vargem Grande de Soturno e Gruta.