Notícias

Consumo sustentável em destaque no Seminário de Direito do Consumidor

A palestra será ministrada pelo procurador do ES, Leonardo de Medeiros Garcia

Na próxima terça-feira (10), o procurador do Estado do Espírito Santo, Leonardo de Medeiros Garcia, estará em Cachoeiro de Itapemirim para ministrar a palestra “Consumo Sustentável – A proteção do Meio Ambiente no Código de Defesa do Consumidor”. A atividade integra o primeiro dia do Seminário do Direito do Consumidor – Reflexões sobre o consumo, promovido em comemoração aos 29 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), celebrado neste mês.

Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP e especialista em “Derecho del Consumo y Economía” pela Universidad de Castilla la Mancha, na Espanha, o palestrante abordará os aspectos históricos sobre o consumo sustentável para a proteção do meio ambiente.

“Trabalho com a ideia de que, dentro do Código de Direito do Consumidor, existem partes com as quais podemos ter interpretações que possibilitam a defesa do meio ambiente”, explica Leonardo Garcia, que foi assessor do relator da Comissão Especial de Atualização do Código de Defesa do Consumidor no Senado Federal, além de ser autor e coordenador de diversos livros publicados sobre Direito do Consumidor.

Ele ainda pontua que, no Brasil, não existe uma lei que faça uma interação clara entre consumo e ambiente e que, por isso, aspectos presentes no CDC podem ser utilizados para a proteção ambiental.
“Além disso, também destacarei na palestra o conceito de educação financeira, fundamental para incentivar e orientar as pessoas a comprar melhor e de forma consciente, uma vez que mais consumo é igual a mais descartes e mais degradação ambiental”, completa.

Marcado para ter início às 18h, o evento acontecerá no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), localizado em Morro Grande. Quem tiver interesse em participar, deve fazer a inscrição, gratuita, por meio do site capacita.cachoeiro.es.gov.br (buscar pelo nome do seminário no campo ‘Modalidade’).

Organizado pelo Conselho Gestor do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMPDC), o seminário proporcionará reflexões que conduzam ao consumo consciente e terá, também, como convidados, Neder Renato Izaac Filho, que ministrará sobre “Alta Performance Pessoal – Autoliderança para hábitos de consumo saudáveis” e o filósofo Luiz Felipe Pondé, que abordará o tema “Marketing Existencial – a produção de bens de significado no mundo contemporâneo”. Eles falarão nos dias 11 e 12, respectivamente.

“Um dos objetivos do CDC é promover políticas voltadas para a educação para o consumo. Por conta disso, o Procon Cachoeiro oferece a todos os consumidores este seminário com temas enriquecedores. Assim, os consumidores adquirem mais conhecimentos para serem os principais fiscais de seus direitos”, pontua o coordenador do Procon de Cachoeiro e presidente do Conselho Gestor do FMPDC, Rogério Athayde.

Confira a programação:

Dia 10 de setembro
18h – Apresentação artística – Camerata Casa Verde
19h – Abertura oficial
19h30 – Palestra 1: “Consumo Sustentável – A proteção do Meio Ambiente no Código de Defesa do Consumidor”, com o professor Leonardo de Medeiros Garcia
20h30 – Grupo de discussão gerenciado por alunos das faculdades locais
*Link direto para inscrição para participação neste dia: https://capacita.cachoeiro.es.gov.br/inscricao/inscrever/3638 

Dia 11 de setembro
18h – Apresentação artística – Grupo de Choro Pó de Mico
19h – Abertura
19h30 – Palestra 2: “Alta Performance Pessoal – Autoliderança para hábitos de consumo saudáveis”, com o palestrante Neder Renato Izaac Filho
20h30 – Grupo de discussão gerenciado por alunos das faculdades locais
*Link direto para inscrição para participação neste dia: https://capacita.cachoeiro.es.gov.br/inscricao/inscrever/3641

Dia 12 de setembro
18h – Apresentação artística – Zero 28 Band
19h – Abertura
19h10 – Palestra 3: “Marketing Existencial – a produção de bens de significado no mundo contemporâneo”, com o filósofo Luiz Felipe Pondé
20h40 – Grupo de discussão gerenciado por alunos das faculdades locais
*Link direto para inscrição para participação neste dia: https://capacita.cachoeiro.es.gov.br/inscricao/inscrever/3642