400 testes rápidos

Coronavírus: oito bairros recebem segunda fase do inquérito sorológico

Serão realizados mais 400 testes rápidos, nessa nova fase
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quarta-feira (27), foi iniciada a segunda etapa do inquérito sorológico sobre o novo coronavírus, em Cachoeiro. Serão realizados mais 400 testes rápidos, em oito bairros, até sexta (29).
A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e os testes são feitos por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O objetivo é descobrir o percentual de moradores do município que já foram infectados.

Os bairros contemplados nessa fase, por determinação da Sesa, são: Santo Antônio, Alto Monte Cristo, Aeroporto, Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Agostinho Simonato, Vila Rica, Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis.

Para a testagem, são feitos sorteios que definem a escolha das casas. Um morador, em cada imóvel, é escolhido e responde a um questionário, contendo perguntas sobre sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dificuldade de respiração e doenças crônicas.

Caso o morador teste positivo, a equipe fará o encaminhamento necessário do paciente, de acordo com sua situação clínica: se estiver assintomático, orientação de isolamento domiciliar; se apresentar sintomas, recomendação para que procure o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) ou alguma Unidade Básica de Saúde, em casos mais leves. Além disso, os demais moradores do imóvel também serão testados.

Os profissionais da Semus que aplicam o inquérito estão, devidamente, paramentados – com uniformes e equipamentos de proteção – e atuam das 8h às 16h.

A cuidadora de idosos, Graciane Azevedo, moradora do bairro Agostinho Simonato, elogiou a iniciativa. “É uma ação bem importante, especialmente, para quem lida com o público de risco, como eu. Nós temos visto que o número de casos tem crescido e a oportunidade de fazer o teste deve ser aproveitada, pois é também uma forma de nos proteger e proteger nossa família”, ressalta.

“Este é um momento bem atípico, muitos de nós nem imaginávamos passar por isso, então, cada trabalho que possibilite proteção ou um caminho de resolução, é muito válido. Essa ação, certamente, ajudará os profissionais de saúde a lidar melhor com a doença e, para nós, moradores, será bom, até mesmo para nossa saúde psicológica”, reforça Ana Luísa Albuquerque, também residente do Agostinho Simonato.

A enfermeira que trabalha na aplicação dos testes, Elaine Rainha Mendes, afirma que há uma receptividade positiva da população. “Quando chegamos aos bairros, muitos moradores ficam na expectativa para saber se serão testados ou não. Infelizmente, não podemos testar todos, mas, com certeza, esse trabalho nos ajudará a perceber a extensão da patologia no nosso município e como poderemos lidar da melhor maneira possível”, disse.

Na primeira fase do inquérito, o município realizou 400 testes. As próximas duas etapas estão previstas para acontecer de 8 a 10 de junho e de 22 a 24 de junho.

“Ao finalizar essa ação, Cachoeiro terá um panorama mais claro e amplo sobre a propagação do coronavírus no nosso território. Contaremos com informações mais precisas para embasar as ações contra a covid-19, tornando as estratégias de enfrentamento ainda mais eficazes”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.