A partir de segunda (8)

Covid-19: terceira etapa do inquérito sorológico será na próxima semana

Pesquisa acontecerá em 8 bairros definidos pelo governo estadual; residências serão sorteadas
Foto: Márcia Leal/PMCI

A terceira etapa do inquérito sorológico, que visa estimar o grau de propagação do novo coronavírus no Espírito Santo, será realizada na próxima semana. De segunda (8) a quarta-feira (10), das 8h às 16h, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro percorrerão oito bairros para aplicação de 400 testes rápidos em moradores de residências sorteadas.

Os bairros contemplados foram determinados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), responsável pela iniciativa: Santo Antônio, Alto Monte Cristo, Aeroporto, Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Agostinho Simonato, Vila Rica, Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis.

Além do teste rápido, o morador selecionado responderá a um questionário com perguntas sobre manifestação de sintomas, como febre, tosse, dor de garganta, dificuldade de respiração e doenças crônicas.

Caso a pessoa selecionada teste positivo, a equipe testará os demais moradores do imóvel e fará o encaminhamento necessário ao paciente, de acordo com sua situação clínica: se estiver assintomático, orientação de isolamento domiciliar; se apresentar sintomas, recomendação para que procure o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) ou alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), em casos mais leves.

“As equipes trabalharão em dez setores de pesquisa. Os profissionais de saúde estarão, devidamente, identificados e utilizarão Equipamentos de Proteção Individual (EPI). É um procedimento seguro. Pedimos aos moradores que colaborem com nossas equipes”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

“O inquérito sorológico é uma pesquisa muito importante da Sesa e nós procuramos complementar esse trabalho com a busca ativa de pacientes. Com a colaboração de todos, vamos vencer esta pandemia”, complementa o prefeito Victor Coelho.

Nas duas etapas anteriores do inquérito sorológico, foram aplicados 800 testes rápidos em Cachoeiro. Uma nova etapa está marcada para acontecer de 22 a 24 de junho.