Assistência social

Cras do bairro Alto União é reinaugurado após reforma

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realizou, na última sexta-feira (6), a reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Alto União.

A solenidade de reabertura contou com a presença do prefeito Victor Coelho; do governador do Estado, Renato Casagrande; de outras autoridades e de moradores da região.

A unidade foi totalmente reformada. Recebeu serviços como repintura, novo revestimento, substituição de pisos e novas instalações hidráulica e elétrica. O investimento total da obra foi de R$ 241.624,22, proveniente do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcop).

Residente no Alto União, há 40 anos, Euza Maria de Oliveira Cipriane expressou a satisfação com essa e outras obras realizadas no bairro. “A reforma ficou muito boa, superou nossas expectativas. Nosso Cras ficou um luxo. Na verdade, a gestão tem olhado com carinho para o nosso bairro e isso deixa a gente muito feliz. Nos sentimos valorizados”, disse.

“Meus filhos já frequentavam aqui e a mudança é gigantesca. Ficou muito melhor, está bem mais bonito. É um espaço que ajuda muito a gente, então, é importante que esteja bem cuidado assim”, afirma outra moradora, Liliana de Almeida.

Além de atender os moradores do Alto União, o Cras abrange também os bairros Alto Amarelo, Amarelo, Álvares Tavares, Amaral, Arariguaba, Baiminas, Bela Vista, Coronel Borges, Costa e Silva, Gilberto Machado, Monte Belo, Nossa Senhora da Glória, Paraíso, São Geraldo, São Luiz Gonzaga e Sumaré. Residentes do distrito de Gruta e das localidades de Luanda, Safra, Tijuca, São João da Lancha e Timbó também são assistidos pela unidade.

“O Cras do Alto União é muito importante pelo alcance de seus serviços. São 17 bairros e seis localidades que têm acesso aos atendimentos prestados nele e, com essa revitalização, o Cras ficou mais humanizado e acolhedor, tanto para os usuários quanto para os profissionais que aqui trabalham”, salientou a secretária municipal de Desenvolvimento Social em exercício, Claudinéia Debona.

Presente na solenidade, o governador do Estado, Renato Casagrande, saudou os trabalhadores dos Cras e ressaltou a importância desses profissionais. “Estamos muito felizes de ver mais um centro de referência com essa qualidade. O Cras é a porta de entrada para as pessoas que precisam da assistência do poder público. Além de comemorar a revitalização desse espaço, precisamos, também, agradecer o papel dos profissionais que trabalham na proteção social”, ressaltou.

Em sua fala, o prefeito Victor Coelho agradeceu o trabalho de todos envolvidos na restauração. “Fizemos essa reforma em tempo recorde, porque entendemos a importância que este Cras tem para os bairros e localidades que ele atende. Temos nos esforçado para trazer aos moradores desse bairro e região os serviços necessários, revitalizações e ações que tragam mais qualidade de vida para todos”, disse.

Enquanto ocorria a reforma, os atendimentos do Cras do Alto União aconteceram no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que fica na rua Vinte e Cinco de Março, Centro.