Turismo rural

Curso de jardinagem capacita produtores rurais de Boa Vista

Objetivo é orientar participantes a prepararem localidade para receber turistas
Foto: Divulgação/PMCI

Produtores rurais da localidade de Boa Vista, no distrito de São Vicente, estão participando de um curso sobre jardinagem. A oportunidade está sendo oferecida em parceria entre Prefeitura de Cachoeiro e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), gratuitamente, como forma de capacitar a comunidade para planejar, melhor, o paisagismo.

Com aulas no salão da Igreja Católica, o curso começou nesta segunda (11) e, nesta semana, vai até quarta-feira (13), sendo retomado na semana que vem, segunda (18) e terça (19).

As atividades orientam sobre o plantio, solo, substratos, algumas pragas e invasores, a montagem de vasos e jardineiras, o cultivo de plantas ornamentais, a otimização de variantes dos ambientes, como luz, água, entre outras questões relacionadas à prática da jardinagem.

A ação faz parte de uma série de capacitações realizada pela Prefeitura e o Senar, com o objetivo de criar condições para fomentar a criação de um circuito de turismo rural na região. Com esse curso, os empreendedores e membros da comunidade estarão mais aptos a deixarem a comunidade bonita e receptiva, fortalecendo a identidade visual do espaço.

Alessandra Fávero, 37, que é uma das moradoras da região e está fazendo o curso, aprova a iniciativa porque conta que, apesar de a região ser tipicamente rural e a comunidade já ter conhecimento sobre o processo do plantio, ela está adquirindo várias informações novas.

“A gente aprende a usar a plantas certas para cada clima, cada situação, técnicas que ajudam a manter essa planta o ano todo bonita, receitas caseiras para matar uma praga, uma erva daninha, fazer a planta se desenvolver. Estamos aprendendo muitas coisas novas para mantermos o ambiente bonito”, disse.

O secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão, afirma que o curso vai ajudar a comunidade no preparo do local para o recebimento de turistas. “Queremos fomentar negócios que promovam o desenvolvimento rural de forma inclusiva e sustentável, ao mesmo tempo em que ofereçam alternativas de lazer para a população urbana. Esta iniciativa irá, num breve período, transformar o interior do município de Cachoeiro de Itapemirim em um importante polo turístico regional”, destaca.