Dataci: novos recursos tecnológicos para a gestão pública

Novo sistema de gestão escolar foi um dos produtos desenvolvidos pela companhia municipal

A Empresa de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci) realizou diversas ações de aprimoramento tecnológico em 2017, as quais resultaram em mais agilidade e transparência ao trabalho do poder público.

As ações foram tomadas em conjunto pelo prefeito Victor Coelho e o diretor-presidente da companhia municipal, Carlos Henrique Salgado, com foco na melhoria das condições de vida do cachoeirense.

Das atividades apresentadas em relatório anual da companhia municipal, destaca-se a informatização de diversos procedimentos. Entre eles, estão novas funções incorporadas à Agência Virtual do site da prefeitura, facilitando o trabalho de contribuintes e contabilistas com relação à troca de informações junto à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa).

As melhorias passaram a permitir, por exemplo, alteração de dados a respeito de empresas e seus representantes de contabilidade e atualização de endereço de correspondência e telefone da pessoa física para acesso ao Domicílio Tributário Eletrônico (DTE). O usuário pode também acionar ali o programa Nota Cachoeiro, para indicar qual imóvel terá o desconto no IPTU obtido por meio das Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços. A geração de crédito é feita de acordo com a legislação.

O sistema de contratação de servidores das secretarias municipais de Educação (Seme) e Saúde (Semus) foi mais um processo informatizado. Isso deu maior celeridade e disponibilidade aos procedimentos de cadastro, inscrição e classificação, extinguindo filas nas sedes das secretarias e aumentando a quantidade de candidatos – elevando, consequentemente, o nível de qualificação dos concorrentes.

Em 2017, o Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Cachoeiro (Ipaci) também passou a contar com serviços de conexão da Dataci. A parceria inclui link de internet por fibra óptica, guarda de todos os servidores e backup diário dos dados.

“Graças ao apoio do prefeito, através da confiança e do investimento aplicado na Dataci, estamos fazendo da tecnologia uma grande aliada no acesso da população a programas públicos. Para nós é uma satisfação imensa contribuir para a inovação tecnológica no âmbito da administração municipal. O nosso objetivo é contribuir cada vez mais para a melhoria da gestão pública por meio da tecnologia da informação, proporcionando diversos benefícios para a população cachoeirense”, destaca Carlos Henrique Salgado.

Portal da Transparência

A Dataci é a responsável pela hospedagem de dados do portal Transparência Cachoeiro, que este ano passou por ampla reformulação, facilitando o acesso da população aos dados referentes à administração municipal. A novidade foi um fator preponderante para que a prefeitura de Cachoeiro saltasse da 34ª para a 6ª posição no ranking de transparência dos municípios capixabas.

educ@ci

Em benefício da área educacional, foi lançado em dezembro a release do software de gestão escolar municipal que agora leva o nome de educ@ci, sistema web desenvolvido pela Dataci que reúne os principais dados sobre as unidades da rede municipal de ensino de Cachoeiro. As informações incluem históricos escolares, boletins, diários eletrônicos, grade de horários, pauta eletrônica, relatório de faltas por professor e por aluno, entre outras funcionalidades.

O sistema – que está funcionando em caráter experimental nas escolas Lions Clube Frade e a Freira e Professor Pedro Estellita Herkenhoff, e será expandido para toda a rede em 2018 – permite à Secretaria de Educação controle em tempo real do que se passa nas unidades de ensino.

Monitoramento dos ônibus

A Dataci também possibilitou com o Sistema de Gestão Veicular (SGV) ampliar o número de ônibus municipais monitorados – agora são 150. Com isso, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) passou a ter controle de quase a totalidade da frota disponibilizada pelo Consórcio Novotrans, facilitando a fiscalização do cumprimento e da qualidade dos serviços.

Um aplicativo de celular que permitirá o acompanhamento da trajetória dos ônibus pela população está em fase final de validação pela Agersa para seu efetivo lançamento. A expectativa é de que ele seja lançado em 2018.

Ampliação dos serviços de internet

A internet banda larga também chegou a mais locais este ano por conta dos serviços da Dataci. Foi instalada internet por fibra óptica na escola municipal Zilma Coelho Pinto e internet via rádio nas escolas Maria das Neves Soares de Albuquerque Espíndula, Monteiro Lobato e Professora Ariette Moulin Costa, bem como na Capela Mortuária do Coronel Borges e no Museu Ferroviário Domingos Lage. Além disso, o sinal do Cachoeiro Digital chegou até a Beira Rio, em benefício dos usuários da rodoviária do interior.

Registro de softwares

Outra ação de grande relevância foi o registro de patente de softwares desenvolvidos pela Dataci. Isso permitiu transformar a expertise aplicada ao desenvolvimento dos softwares em recursos financeiros, uma vez que a companhia poderá receber royalties pelo licenciamento dos produtos desenvolvidos. Desse modo, possíveis recursos obtidos serão reinvestidos no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que possam atender às necessidades da população Cachoeirense.

“A ação é inédita na história da Dataci. Gerou valor para a prefeitura, visto que o software se trata de um capital intelectual (intangível) se transforma em um bem tangível, com valor de mercado a partir do registro, abrindo a possibilidade de comercializar a licença de uso para outras prefeituras”, completa Salgado.