Ação educativa

De porta em porta, equipes de saúde orientam sobre prevenção da Covid-19

Moradores são instruídos sobre a adequada higienização das mãos e outras medidas preventivas
Foto: Márcia Leal/PMCI

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estão percorrendo bairros de Cachoeiro para orientar moradores, em casa, nas ruas e nos estabelecimentos comerciais, sobre a necessidade de reforçar os cuidados para prevenir a Covid-19.

Nas abordagens, agentes comunitários e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde enfatizam a importância das medidas já amplamente divulgadas, como: uso de máscaras de proteção; a higienização constante e adequada das mãos e a adesão ao isolamento social.

Nos comércios, as equipes alertam sobre as regras de distanciamento social; ampliação da rotina de higienização dos estabelecimentos e disponibilização de água e sabão e álcool em gel para os clientes.

Além do diálogo direto com o público, as instruções são repassadas por meio de panfletos, que também contêm recomendações para as pessoas com suspeita ou diagnóstico de Covid-19 que podem se tratar em casa, por apresentarem sintomas brandos. Além disso, há informações sobre transmissão do novo coronavírus e de como é feito o diagnóstico e o tratamento da enfermidade.

“As ações educativas nunca são demais e, com o agravamento do quadro epidemiológico nos últimos dias, estamos fortalecendo-as, indo de porta em porta, nas casas e nos comércios, para reafirmar que todos, sem exceção, precisam colaborar no combate ao novo coronavírus”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

De acordo com a secretária, as equipes de saúde estão orientadas a destacar, nas abordagens, a necessidade do isolamento social. “É uma medida fundamental para reduzir o contágio, mas que, ainda, está muito aquém do recomendado. Precisamos, urgentemente, aumentar o índice de isolamento. Por isso, sempre reiteramos e pedimos a todos: não saiam de casa, se não for realmente necessário”, salienta.