Ciclismo

Desafio de mountain bike agitou fim de semana em Cachoeiro

O evento ocorreu na fazenda Timbó Race
Foto: Divulgação

No fim de semana, Cachoeiro de Itapemirim sediou o Desafio XCO de Mountain Bike. Com a participação de ciclistas capixabas e de outros estados, a competição foi realizada nos formatos XCC, valendo pelo estadual, e no XCO, valendo para o ranking nacional.

Reconhecido pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e pela União Ciclística Internacional (UCI), o evento ocorreu na fazenda Timbó Race, nas categorias infanto juvenil, juvenil e master, no masculino e feminino.

No sábado (7), pela primeira vez no município, foi realizado o Campeonato Estadual de MTB XCC. Já no domingo (8), os ciclistas competiram na prova de XCO. Com a chuva dos últimos dias, o circuito exigiu ainda mais técnica dos pilotos nas trilhas, subidas e descidas oferecidas pelo terreno.

Presente no evento, o renomado ciclista capixaba, Apolônio Carneiro, que atualmente se dedica ao incentivo de novos talentos no esporte, comentou sobre o evento e a participação dos filhos.

“Atualmente, pedalo apenas como forma de atividade física e amor ao pedal. É muito importante a realização de eventos como este, pois temos de valorizar a base, que é de onde surgem as novas revelações. Acompanho meus filhos, que já são destaques em suas categorias, e a equipe de pedal da minha cidade, Anchieta. A Prefeitura de Cachoeiro está de parabéns pelo apoio, e a organização do evento, pela logística da prova. Sem contar o circuito, que foi muito bom”, frisou.

O ciclista paralímpico Marcelo Vasconcelos e sua esposa Cláudia Brinati, vieram do Caparaó para participar. “A prova foi muito boa. A chuva contribuiu para dificultar a trilha e os pilotos tiveram de usar muita técnica para completar o percurso”, disse ele, que foi campeão em sua categoria.

“Gostamos muitos de vir a Cachoeiro e de participar desta competição, além de praticar uma atividade física, conhecemos novas pessoas e nos divertimos nas novas paisagens”, completou Cláudia.

Bolsistas se destacam

Outros dois ciclistas de Cachoeiro, beneficiados pelo programa Bolsa Atleta do município, também se destacaram em suas categorias. Alexandre Fiório Cardoso foi o campeão na Categoria XCC superelite júnior sub – 23, no sábado, e terceiro colocado no domingo. Já Pedro Henrique Fiório Cardoso foi o campeão no XCO, no domingo.

Com o programa Bolsa Atleta Cachoeiro, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, 20 atletas em diferentes modalidades, são auxiliados em gastos como, medicamentos, suplementos alimentares, transporte para eventos esportivos, academia, material e uniforme esportivo, entre outros.

“Mais um esporte em que atletas locais se destacaram. É gratificante ver que os bolsistas do programa têm obtido ótimos resultados em diferentes competições. Isso mostra como o apoio ao esporte, desde a base, é fundamental para o incetivo de crianças e jovens. O apoio ao atleta e aos eventos de esporte em nossa cidade fortalecem o estímulo à prática esportiva”, comentou a secretária de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

O Desafio XCO foi promovido pela Federação Espírito Santense de Ciclismo (Fesc) e contemplado pelo edital de apoio a eventos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).