Fim de semana

Desafio XCO de Mountain Bike ainda inscreve participantes

Para os ciclistas de Cachoeiro, as inscrições são gratuitas
Foto: Divulgação/Fesc

Ainda dá tempo dos ciclistas correrem o Desafio XCO de Mountain Bike, que será realizado no próximo fim de semana em Cachoeiro de Itapemirim, na Fazenda Timbó Race, na estrada da Gruta. As inscrições poderão ser feitas até sexta-feira (22).

O evento é promovido pela Federação Espírito Santense de Ciclismo (Fesc), com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), por meio do edital de seleção de projetos esportivos. A competição, de nível nacional, atrairá atletas capixabas, de outros Estados e terá disputas em dois formatos, XCC e XCO, divididos nas categorias infantojuvenil, juvenil e master, no masculino e feminino. A entrada é franca.

Ciclistas de Cachoeiro têm inscrições gratuitas

A Fesc disponibilizou, para os ciclistas de Cachoeiro, inscrições gratuitas. Para participar, basta comparecer à Semesp, localizada no Centro de Manutenção Urbana (CMU), rua Agildo Romero, s/n, bairro São Geraldo, pegar o cupom de validação e, em seguida, finalizar a inscrição no site www.suainscricao.com.

Provas

No sábado (23), acontecerá a primeira prova. Ciclistas profissionais disputarão, a partir das 14h30, o Campeonato Estadual de MTB XCC, que acontecerá, pela primeira vez, no município. É uma prova com característica de curta duração e o percurso será de 1 km. Os ciclistas poderão fazer o reconhecimento do circuito a partir das 8h.
Já no domingo (24), a partir das 8h, valendo pontos para o Ranking Nacional de MTB, os atletas competirão no XCO. Nesse formato, a prova de resistência e as disputas acontecerão com várias voltas no circuito de cerca de 5 km, formado por trilhas e alguns trechos de estradas, com subidas, descidas e com mais dificuldades oferecidas pelo terreno, o que exige mais técnica dos bikers.

Um dos atletas presentes, no evento, será o ciclista da categoria master, o cachoeirense Alexandre Cardoso, 43, destaque no cenário nacional e internacional. Com seus trinta anos dedicados ao ciclismo, são variados títulos, entre estaduais, brasileiros e internacionais, nas modalidades Mountain Bike e Speed.

“É de grande importância uma competição desse nível em nosso município. Incentiva a prática da modalidade e a revelação de novos talentos. É um esporte com grandes possibilidades de novos capixabas campeões. O apoio da Prefeitura na realização do evento é de grande valia para fortalecer o esporte”, citou Alexandre.

O exemplo do ciclista já é seguido. Seus três filhos, que também correrão a prova, são os atuais campeões de suas categorias nas duas modalidades da competição. “Fico feliz em ver os resultados deles, treinam muito e estão sempre representando Cachoeiro em diversas competições”, completou.

“Eventos esportivos, como esses, promovem lazer e socialização. São equipes, atletas e famílias que se alojam na cidade em dois dias de competição, que movimentam a cidade e estimulam o desenvolvimento turístico e econômico. Sem contar que, após o evento, a pista servirá de local de treinos, já que o local propicia condições para o uso”,
frisa a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

Mais informações no site da Federação Espírito Santense de Ciclismo: www.fesc.esp.br.