Hipoclorito de sódio

Desinfecção será intensificada em bairros com maior incidência de Covid-19

Produto à base de cloro ajuda a eliminar gotículas de vírus que possam ficar nos ambientes
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim intensificará o serviço de desinfecção de espaços públicos em bairros com maior número de casos confirmados e de óbitos por Covid-19. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão de Transportes (Semtra), deverá ser iniciado nos próximos dias, assim que passar o período chuvoso na cidade.

Para a desinfecção, é utilizado o hipoclorito de sódio, um produto à base de cloro que ajuda a eliminar gotículas do novo coronavírus que possam ficar nas superfícies de calçadas, muros, corrimãos, pisos e em outros locais e objetos.

Pelo menos, 21 bairros e 1 distrito deverão receber a ação: Abelardo Machado, Aeroporto, Agostinho Simonato, Amaral, Aquidaban, Basileia, Boa Vista, Coramara, Córrego dos Monos, Guandu, IBC, Independência, Monte Líbano, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora de Fátima, Otton Marins, Ruy Pinto Bandeira, Vila Rica, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo) e Zumbi.

Desde março, a higienização com hipoclorito de sódio tem sido realizada, corriqueiramente, na sede e no interior de Cachoeiro. Além de locais de maior circulação de pessoas em áreas públicas, a limpeza com o desinfetante já foi realizada em equipamentos de saúde do município, incluindo as 36 unidades básicas, o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (referência em atendimento para Covid-19) e hospitais que funcionam no município.

“Estamos lançando mão de várias estratégias para combater a Covid-19. A higienização com hipoclorito é, comprovadamente, eficaz para eliminar o vírus nos ambientes. Entretanto, é preciso destacar que as melhores medidas para evitar a propagação do novo coronavírus continuam sendo o distanciamento social, a higiene pessoal e a utilização correta de máscaras. Por isso, contamos com a colaboração de todos”, destaca o coordenador do Sistema de Comando Operacional (SCO) para enfrentamento à pandemia em Cachoeiro, Ruy Guedes.