Combate à covid-19

Disk Aglomeração: denúncias também podem ser feitas pela internet

O novo canal de comunicação, fica ainda mais acessível aos moradores
Foto: Montagem/PMCI

Central de atendimento montada pela Prefeitura de Cachoeiro para a população denunciar a ocorrência de aglomeração de pessoas em áreas públicas e estabelecimentos e locais privados, durante a pandemia de covid-19, o Disk Aglomeração agora, também, pode ser acionado via internet.

Além do telefone 153, foi disponibilizado para o cidadão um formulário no Portal do Cidadão (cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral), que pode ser preenchido de forma anônima ou identificada.

“Com mais esse canal, facilitamos, ainda mais, a comunicação entre o cidadão e o poder público, nesse momento em que todos precisam fazer a sua parte no combate ao novo coronavírus”, disse o coordenador do Sistema de Comando de Operações (SCO) de combate à Covid-19 em Cachoeiro, Ruy Guedes.

Ainda segundo o coordenador, em breve, o acionamento do Disk Aglomeração também poderá ser realizado no aplicativo da Ouvidoria Geral do Município, o TodosJuntos, que também tem o objetivo de facilitar aos cachoeirenses o acesso aos serviços municipais.

Funcionamento do Disk Aglomeração

Após receber as denúncias por telefone ou via Portal do Cidadão, a central de atendimento repassa a demanda para os agentes responsáveis por tomar as devidas providências (seja a equipe de fiscalização da Prefeitura, a Guarda Civil Municipal ou outras forças de segurança). O serviço atende 24h, todos os dias da semana, e também recebe denúncias de descumprimento de medidas no comércio, como a não utilização de máscaras. Caso o problema persista nas 24h seguintes, o denunciante deve ligar, novamente, para reforçar o pedido.

Formulário on-line de identificação de sintomas da Covid-19

Outra importante função disponibilizada pela Ouvidoria Geral no Portal do Cidadão é o formulário de identificação de sintomas de Covid-19, que facilita o atendimento a pessoas com sintomas da doença.

No questionário, o usuário deve fornecer seus dados pessoais e de contato (no caso de acesso pelo site) e indicar que tipo de sintomas apresenta, como cansaço, congestão nasal, dificuldade para respirar e febre. Também deve informar se teve contato próximo com caso suspeito ou confirmado de Covid-19 nos últimos 14 dias, além de ter espaço para alguma observação que considerar pertinente. As respostas são registradas, automaticamente, na base de dados da Ouvidoria, que encaminha, diariamente, as manifestações relacionadas ao novo coronavírus à equipe de apoio da rede municipal de saúde, responsável por dar retorno à manifestação.