Notícias

Intensificação

Dose extra de vacina contra sarampo está disponível nas unidades de saúde

População de 20 a 49 anos é o público alvo de estratégia de intensificação
Foto: Márcia Leal/PMCI

Pessoas de 20 a 49 anos, que vacinaram contra sarampo antes de 23 de março deste ano, devem receber uma dose extra do imunizante. A recomendação é do Ministério da Saúde, em virtude dos surtos da doença registrados no Brasil e no exterior, em 2019  e neste ano.

Em Cachoeiro, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforça a importância dessa estratégia de intensificação, uma vez que o Espírito Santo faz divisa com o Rio de Janeiro e tem rotas comerciais com São Paulo, estados que estão entre os que concentram a maioria dos casos no país.

As pessoas que se enquadram no grupo-alvo dessa ação devem procurar a UBS mais próxima para receber a dose extra durante os meses de julho e agosto. Nas unidades com sala de vacina, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

A população de 20 a 29 anos deverá receber a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola; as pessoas de 30 a 49 anos, a dupla viral, que imuniza contra sarampo e rubéola.

“A dose extra de sarampo, por meio da vacina tríplice viral ou dupla viral, para a população de 20 a 49 anos, melhora a cobertura vacinal na faixa etária adulta, conferindo maior proteção a esse público, que é potencial transmissor da infecção. É sempre bom frisar que a vacina é a única forma de prevenir o sarampo”, alerta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

A Semus também ressalta que a tríplice viral faz parte rotina do calendário básico de vacinação do Programa Nacional de Imunizações ( PNI), para as crianças de 1 ano e de 1 ano e 3 meses. Já a dose zero é administrada em todas as crianças de 6 a 11 meses de idade.

Opções de locais para vacinação
As UBS que não possuem sala de vacinas também ofertam o serviço de vacinação, mas apenas uma vez por semana, das 9h às 14h. São elas as dos bairros Recanto, Parque Laranjeiras e Agostinho Simonato, às terças-feiras, e Vila Rica e Nossa Senhora da Penha, às sextas-feiras.

Para quem precisa atualizar a caderneta de vacinação, mas não tem tempo durante o dia, há a opção de ir até uma das quatro Unidades Básicas de Saúde do Programa Saúde na Hora, que tem funcionamento estendido até às 19h. São elas: as dos bairros IBC, Aeroporto, Amaral e Paraíso.

A sala de vacina do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, não está funcionando por motivo de prevenção, já que o local é referência para atendimento a casos suspeitos de Covid-19. Já a sala do Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, localizado no bairro Santo Antônio, não está funcionando devido à reforma da policlínica.

Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:
Aquidaban
Aeroporto
IBC
Novo Parque
Abelardo Machado
Gilson Carone
Village da Luz
Amaral
Alto União
São Luiz Gonzaga
BNH de baixo
BNH de cima
Zumbi
Otton Marins
Paraíso
Coramara
Nossa Senhora Aparecida
Valão

Interior
Soturno
Burarama
Pacotuba
Córrego dos Monos
Itaoca
Conduru