Preparação

Educação promove capacitações para volta às aulas

Encontro Pedagógico com profissionais da rede de ensino acontecerá no dia 3 de fevereiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

O ano letivo, na rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim, começará no próximo dia 4 de fevereiro. Para preparar os profissionais que atuam na rede para a volta às aulas, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) promoverá capacitações pedagógicas e administrativas.

A primeira atividade será o Encontro Pedagógico, marcado para acontecer no dia 3 de fevereiro. Professores, pedagogos, gestores, cuidadores, auxiliares e estagiários participarão da ação, com foco em debater ações e condutas no ambiente educacional.

“Vários temas serão abordados durante o encontro para garantir o cumprimento da Meta 07 do Plano Municipal de Educação, alinhando às competências socioemocionais e os valores humanos, tão necessários nos dias atuais”, explica a secretária de Educação da cidade, Cristina Lens.

Segundo a Seme, uma série de atividades de formação acontecerão ao longo do ano. Temáticas como educação especial; gestão e coordenação escolar; práticas pedagógicas; educação para o trânsito; educação patrimonial e educação étnico-racial são alguns dos temas a serem abordados.

Período Integral

O início das aulas para os alunos que estiverem matriculados nas escolas municipais que adotaram o modelo de período integral será diferente: começará no dia 12 de fevereiro.

Para recebê-los, o corpo escolar e administrativo das escolas “Julieta Deps Tallon” e “Prof. Athayr Cagnin” passará por formação inicial, cujo objetivo é aperfeiçoar os profissionais no modelo Escola da Escolha. A capacitação ocorrerá de 3 a 7 de fevereiro, de 8h às 17h, no auditório do Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica “Dr. Dirceu Cardoso” (Cecapeb), em Morro Grande.

“Esse momento é importantíssimo para a garantia do sucesso do programa, uma vez que novos profissionais estarão engajados nessa proposta”, esclarece Cristina Lens.