Encontro reúne conselheiros do Orçamento Participativo

Membros do COP vão acompanhar as obras eleitas nas plenárias regionais

Os recém-empossados membros do Conselho do Orçamento Participativo (COP) participam da primeira reunião de trabalho do grupo nesta quinta-feira (14), dando sequência ao atual ciclo do programa em Cachoeiro de Itapemirim. O encontro será às 19h, no gabinete do prefeito Carlos Casteglione, no edifício Bernardino Monteiro, no Centro.

Na ocasião, vai ser apresentado o rateio das cotas orçamentárias que serão distribuídas para cada uma das 13 regiões. Os recursos são do município e vão ser utilizados pela prefeitura na execução das 14 obras escolhidas pelos moradores durante as plenárias regionais do programa, realizadas no mês de julho.

Também haverá, durante a reunião, votação para a escolha dos coordenadores do COP. Concorrerão à função os 26 conselheiros titulares eleitos por meio das plenárias. Os dois mais votados ocuparão a coordenação, que contará, ainda, com um representante do Poder Executivo Municipal. Ele será indicado pelo prefeito Carlos Casteglione, de acordo com normas do regimento interno do Orçamento Participativo (OP).

Caberá aos coordenadores, dentre outras competências, planejar as atividades do conselho, apresentar propostas de solução para assuntos que envolvam duas ou mais regiões e, ainda, prestar contas a todas as regiões sobre os recursos e investimentos do OP.

Fazem parte do Conselho, também, delegados do OP, além de representantes do Poder Executivo Municipal, da Câmara dos Vereadores e da Federação das Associações de Moradores de Cachoeiro de Itapemirim (Fammopoci).

Caravanas

As etapas seguintes serão as caravanas, que percorrerão as regiões, durante todo o mês de setembro, sempre aos sábados, para conferir o andamento de cada processo. Elas serão compostas por delegados e conselheiros do OP. A primeira caravana será no dia 6 de setembro e visitará as regiões 1 a 5, de bairros como Novo Parque, Village da Luz e Aquidaban.