Intervenções artísticas

Escadaria no bairro Maria Ortiz e praça no Centro são revitalizadas

Homenagem: rosto da heroína capixaba Maria Ortiz é pintado nos degraus
Foto: Márcia Leal/PMCI

No bairro Maria Ortiz, em Cachoeiro, as ações de revitalização da escadaria que liga as ruas Brício Mesquita e Antonio Guido estão na fase final. Depois de receber serviços de manutenção, jardinagem e pintura, a estrutura localizada próxima ao Centro Municipal de Saúde ganha uma intervenção artística.

Trata-se de um desenho, nos degraus, em homenagem a Maria Ortiz, personagem marcada na história do Espírito Santo por ser considerada protagonista no episódio da expulsão de invasores holandeses no século 17, na então Vila de Vitória.

Os traços do artista Lucas Menon, que trabalha voluntariamente no projeto, já chamam a atenção de quem passa pelo local. São contornos de uma mulher com lenço na cabeça, inspirados na representação mais conhecida da heroína capixaba, que dá nome ao bairro.

A pintura é uma forma de dar visibilidade à história de Maria Ortiz, ainda pouco conhecida pelos cachoeirenses, além de ser um tributo à força das mulheres capixabas.

As ações de revitalização da escadaria, que é muito usada pelos moradores da região, são fruto de parceria entre as secretarias municipais de Obras, de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Praça do Mercado Municipal

Outro espaço público de Cachoeiro que ganha intervenção artística é a praça Jorge Meneguelli, próxima ao Mercado Municipal São João, no Centro.

Um painel em homenagem à capoeira, manifestação cultural muito forte no município, está sendo pintado no local, também voluntariamente, por Lucas Menon.

A pintura integra as melhorias que a Prefeitura realiza na praça, incluindo a revitalização de canteiros.

“Participar dessas intervenções é muito importante. Me sinto honrado por expôr meu trabalho na cidade e contribuir para que ela fique cada vez mais linda. O grafite é uma ferramenta de grande força de expressão e as pessoas conseguem perceber o impacto. Meu intuito é transmitir mensagens através da arte”, explica o artista, que trabalha com grafite há quatro anos.

Outras áreas contempladas

Diversas outras áreas públicas de Cachoeiro ganharam intervenções artísticas, recentemente. Dentre elas, têm destaque os painéis em homenagem a personalidades cachoeirenses, na Linha Vermelha, o mural com representação de Luz del Fuego, na rua Rui Barbosa, a pintura inspirada em obra de Rubem Braga e Carybé, na Praça Guilherme Guimarães (pracinha do táxi), a arte alusiva ao Estrela do Norte, no viaduto sobre a rua homônima, e a pintura na praça do Baiminas.

“Além de melhorar a estrutura dos nossos espaços públicos, temos buscado ressignificá-los por meio da arte urbana, com apoio dos artistas da cidade. Dessa forma, ao mesmo tempo que deixamos essas áreas mais bonitas, incentivamos os moradores a cuidarem bem delas, para que se mantenham assim”, destaca o prefeito Victor Coelho.